MATO GROSSO
Projeto de escola estadual de Várzea Grande é destaque em evento de tecnologia em Brasília
MATO GROSSO
Um grupo de seis estudantes que formam a equipe de robótica Agrotech #9169, da Escola Estadual Professora Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) entre os 10 melhores do Brasil durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnologia, em Brasília. O evento se encerrou nesta quinta-feira (28.11).
Apoiada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e pelo Senai-MT, a Agrotech levou, para o evento, o robô Safra IV, que interagiu com o público enquanto representantes da equipe apresentavam detalhes sobre a sua construção.
As aulas de robótica são ofertadas para alunos da Rede Estadual em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto ficou exposto no espaço “Vitrine Brasil”, onde foi apresentado, inclusive, ao ministro da Educação, Camilo Santana. O mesmo robô foi vencedor da Off-Season Brasil 2024, que ocorreu em agosto desse ano, em Cuiabá.
Um dos alunos da equipe Agrotech, Mayk Alves da Silva, de 17 anos, comentou o impacto do ensino de robótica na sua formação. “Aprendi a trabalhar em equipe, resolver problemas e isso tem feito uma diferença enorme na minha vida. Participar desse evento é algo que nem consigo descrever. Ver o nosso projeto entre os 10 melhores do Brasil, entre mais de 400 é empolgante”, disse.
Com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento reúne mais de 400 projetos de 56 instituições educacionais do país, promovendo debates, palestras, oficinas, exposições tecnológicas e apresentações culturais.
“Voltar para casa com um dos projetos no Top 10 nos dá a certeza de que aulas de mecatrônica, em parceria com o Senai, estão curtindo efeito”, disse o coordenador de Ensino Médio da Seduc, André Riul.
Além da Agrotech, outras duas equipes, Agrobot e Canintech, com alunos da rede estadual e do Senai, também apresentaram projetos. Eles são das escolas estaduais Profª Amélia de Oliveira Silva e Ramiro Bernardo da Silva (Rondonópolis) e Profª. Edeli Mantovani e Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (Sinop), respectivamente.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


