CUIABÁ

MATO GROSSO

Programa Nosso Judiciário retoma visitações ao Tribunal de Justiça com estudantes de Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO


A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, recepcionou calorosamente os acadêmicos de Direito de uma faculdade de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá). A visita faz parte da retomada do programa Nosso Judiciário que estava suspenso devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, desde março de 2020.
 
Ao todo, 50 alunos do 2º e 4º semestres puderam conhecer as dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na tarde desta quarta-feira (24 de novembro) e ao final foram recebidos pela presidente do TJMT.
 
Maria Helena contou sua trajetória até chegar ao Judiciário e lembrou que no passado o Poder era extremamente fechado. “A primeira vez que coloquei os pés nesse Tribunal, na época havia apenas 11 desembargadores, estava como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso. Felizmente isso mudou e hoje o poder Judiciário está de portas abertas para a sociedade. Sintam-se acolhidos e respeitados como cidadãos e cidadãs”, exaltou a desembargadora.
 
Na conversa a presidente também destacou a dificuldade de romper as barreiras de gênero. “Cheguei aqui pelo quinto constitucional e fui a segunda mulher a vestir a toga de desembargadora. A primeira foi a grande Shelma Lombardi de Kato, que foi minha professora na universidade. Mas precisamos encarar nossos desafios e olhá-los de frente e assim nós mulheres fomos conquistando espaço. Provando a capacidade, afinco, esmero e comprometimento em tudo que nos propormos a fazer”, lembrou.
 
A mensagem tocou o coração da estudante do 4º Semestre, Bárbara Luisa Brandalise Zanetti. “A história de luta contada pela presidente nos inspirou muito. Ela agora ocupa o mais alto posto do Judiciário, mas mostrou que também passou por todos os desafios que nós passamos e passaremos. Enche-nos de esperança e expectativas de também conquistarmos nossos mais ousados sonhos”, revelou Bárbara.
 
Já o acadêmico do 2º Semestre, Rafael Juvênio, elogiou a receptividade do Poder Judiciário. “Foi muito importante conhecer a história do Tribunal aqui na prática, nos corredores, os plenários e por fim a explanação da presidente. Ela nos fez atentar que há vários caminhos para percorrermos. Até mesmo para alçar o voo como desembargador, não é só com a carreira da magistratura que se alcança esse posto. Visto que ela veio do quinto constitucional da OAB e também temos a do Ministério Público”, pontuou o estudante.
 
Por fim, o coordenador do curso de Direito da Fasipe de Rondonópolis, Paulo de Souza Freitas Júnior, destacou que a expectativa para o retorno ao programa Nosso Judiciário era grande. “Nós estávamos ansiosos para voltarmos a visitar o Tribunal de Justiça. Eu acompanhei outras turmas e sabemos o quanto essa experiência é enriquecedora para os nossos acadêmicos. Tanto é que a demanda que estava reprimida e inicialmente prevíamos um número de alunos e no fim tivemos que ampliar por conta do alto interesse em vir”, frisou.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sesp publica edital para contratação temporária de médicos legistas
Propaganda

MATO GROSSO

Governador: “Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo”

Publicados

em

Por


Durante o fórum “Mato Grosso Um Gigante do Brasil”, o governador Mauro Mendes falou das perspectivas do estado para os próximos anos e afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso tem alavancado o setor econômico e social.

A abertura do fórum ocorreu na noite de sexta-feira (26.11) e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de políticos mato-grossenses e empresários de todo o país.

“Hoje o Estado tem um relevante papel no agronegócio brasileiro. Mas podemos crescer muito mais. Nos próximos 10 anos a demanda mundial de alimentos vai crescer em torno de 20%. Só o brasil pode crescer isso em produção. E dentro do Brasil, só Mato Grosso tem capacidade para dobrar sua produção”, relatou.

A exigência global pela compra de produtos com origem sustentável foi destacada pelo governador, ao mencionar que Mato Grosso tem uma das metas mais ousadas de redução de carbono, que é a de neutralizar as emissões até 2035.

Leia Também:  Mato Grosso recebe 181.130 doses de vacina nesta terça (27) e quarta-feira (28)

“Quando eu falo que Mato Grosso pode dobrar sua produção, considero essa exigência do mercado internacional pela sustentabilidade. A ampla maioria dos produtores já tem ciência disso e respeita a legislação. E mais: hoje nosso estado pode expandir muito a produção sem precisar de desmate ilegal”, afirmou.

Outro fator que tem tornado a economia mato-grossense mais competitiva, conforme Mauro Mendes, é a melhoria da logística, que ocorre por meio dos fortes investimentos do Governo do Estado por meio do programa Mais MT.

“Vamos terminar 2022 com mais de 2500 km de asfalto novo, em todas as regiões. Milhares de pontes de concreto e de aduelas substituindo balsas e pontes precárias de madeira. Asfalto restaurado são outros milhares de km. E também autorizamos a Ferrovia Estadual, outro marco inédito no país”.

“Ao longo das décadas conseguimos construir, mesmo longe dos portos, o agronegócio mais competitivo do mundo. Superamos essa dificuldade. Se com logística desfavorável, Mato Grosso chegou onde chegou, imagina agora com esses fortes investimentos do Governo”, destacou.

Leia Também:  Mais uma área de Cuiabá recebe árvores do Projeto Verde Novo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, endossou a fala e afirmou que Mato Grosso tem dado exemplo de competitividade econômica.

“Quando eu vejo o governador falar do que foi feito em Mato Grosso, tenho certeza que os frutos serão colhidos no futuro em termos de produtividade, em avanço para a população. O Mato Grosso na sua importância agroindustrial é um exemplo para o Brasil”, pontuou.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA