MATO GROSSO
Polícia Penal apreende celulares, drogas e drone em unidades prisionais no fim de semana
MATO GROSSO
A Polícia Penal apreendeu diversos itens proibidos nas unidades prisionais de Mato Grosso neste fim de semana, entre eles, 13 celulares, 22 porções de drogas e um drone.
A primeira apreensão ocorreu ainda na sexta-feira (7.2). Policiais penais da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, realizaram uma revista no Raio 3 da unidade e encontraram seis celulares, dois carregadores, dois fones de ouvido, uma bateria e dois cabos USB.
Os materiais proibidos estavam dentro da rede de esgoto do raio, protegidos por um plástico. Foi necessário quebrar o chão com um martelete para retirar os aparelhos celulares.
Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa – Mata Grande
Já no sábado (8.2), por volta de 00h30, a equipe antidrone da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá), foi acionada com a informação de que havia um drone sobrevoando a unidade.
Os policiais penais foram imediatamente para o local em que o drone estava, no Raio IV, e, a princípio, conseguiram pegar dois celulares e dois carregadores deixados com o drone na unidade.
Já por volta das 2h30, a equipe foi novamente acionada, pois o drone retornou, e desta vez os policiais conseguiram apreender o aparelho e dois celulares que ele carregava.
Cadeia Pública De Primavera Do Leste
Neste domingo (9.2), a Cadeia Pública de Primavera do Leste (330 km de Cuiabá), passou por uma revista e foi encontrado um buraco começando a ser feito pelos detentos, conhecidos popularmente como “mocó”.
Além disso, também foram localizados e apreendidos uma arma artesanal e um cachimbo.
Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira – “Ferrugem”
Ainda neste domingo (9.2), durante as visitas na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, a “Ferrugem, em Sinop (500 km de Cuiabá), 3 mulheres foram presas tentando entrar na unidade com drogas no corpo.
A primeira, de 22 anos, estava com a droga escondida no “top” que estava vestida. Ao passar pelo Bodyscan, os policiais penais identificaram que havia um volume anormal e a levaram para a busca pessoal, onde foram encontradas 20 porções de maconha. Ela estava na unidade para visitar o marido, que está preso no Raio VI.
Pouco depois, os policiais identificaram outras duas visitantes com volumes suspeitos no corpo ao passar pelo Bodyscan, uma de 19 e uma de 22 anos. No caso destas, ambas estavam com a droga escondida dentro do órgão genital.
As duas foram encaminhadas para a revista pessoal e retiraram sozinhas a droga que carregavam. Com a jovem de 19 anos foi encontrada uma porção de maconha, e com a de 22, uma porção de cocaína.
As três foram presas e encaminhadas para a delegacia, junto ao material apreendido.
Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis
Já no fim da noite deste domingo (9), por volta das 21h50, policiais penais da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis viram algo ser lançado para dentro da unidade prisional.
Os servidores foram até o local, do lado direito da unidade, próximo à cela 3, e localizaram três celulares e três carregadores, que foram apreendidos. Não foi localizado quem arremessou os aparelhos.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe túnel para travessia segura de capivaras entre Parque das Águas e ALMT
Já se tornou comum deparar com grupos de capivaras nos gramados e chafariz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os registros frequentemente chamam a atenção de servidores, visitantes e parlamentares, além de renderem imagens curiosas compartilhadas nas redes sociais. Essa presença inspirou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) a propor o Projeto de Resolução nº 428/2024 que prevê a criação de passagens subterrâneas (ecodutos) destinadas à travessia segura de pequenos animais entre o Parque das Águas e a Casa de Leis.
O projeto foi apresentado em 2024 e aprovado em primeira votação no último dia 19 de maio. Ele agora cumpre pauta de cinco sessões para voltar à apreciação do plenário.
Conforme o parlamentar, a medida vai além da proteção animal e, também, representa um investimento em segurança viária. “Com a aplicação da passagem subterrânea, além da proteção dos animais, especialmente das capivaras, serão evitados diversos acidentes provocados quando motoristas precisam desviar dos animais durante a travessia. Precisamos adotar medidas concretas para preservar a vida animal e oferecer mais segurança à população”, destacou.
Um dos momentos que mais despertou atenção da população foi quando um grupo de capivaras foi flagrado no chafariz da ALMT como uma verdadeira “piscina”. Enquanto algumas se refrescavam na água, outras aproveitavam a grama do local para se alimentar. A cena reforçou a necessidade de medidas que garantam a convivência harmoniosa entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.
Projeto –A passagem subterrânea deverá ser construída sob a camada asfáltica que separa o Parque das Águas da Assembleia Legislativa, permitindo que os animais realizem a travessia sem precisar cruzar a pista de veículos. A estrutura poderá ser executada em concreto armado, material cerâmico ou outro elemento que apresente resistência e segurança adequadas.
Wilson ressalta ainda que a iniciativa atende a uma preocupação crescente com a preservação ambiental em áreas urbanizadas. Para ele, a instalação das passagens subterrâneas representa uma solução prática e sustentável para reduzir a mortalidade da fauna local e fortalecer a consciência de proteção ao meio ambiente.
Caso aprovada, a proposta poderá transformar a região em uma referência de convivência entre desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação da biodiversidade, garantindo que as capivaras tenham uma rota segura para circular entre os dois espaços.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu19 horas atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA22 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA16 horas atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base


