CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Militar prende em flagrante suspeito de feminicídio em Cáceres

Publicados

MATO GROSSO

Policiais militares prenderam em flagrante, na manhã desta segunda-feira (16.10), um homem suspeito pelo feminicídio de Rosemar Cebalho Baroncielo Bispo, de 34 anos, em Cáceres (221 km de Cuiabá). A vítima foi morta a facadas, no bairro Nova Era, na noite deste domingo (15.10).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, por volta das 19h30, os militares foram acionados para atender uma situação de violência doméstica.

Assim que os policiais chegaram no endereço da denúncia, encontraram a vítima caída ao chão e com diversas perfurações pelo corpo. Os militares acionaram uma equipe Corpo de Bombeiros, que constataram a morte de Rosemar.

Uma testemunha informou que trabalhava com a vítima e que, quando chegaram em casa, se depararam com o suspeito, que passou agredir Rosemar. Após o ataque, o homem saiu correndo da residência.

Os policiais saíram em buscas pelo suspeito e, na manhã desta segunda-feira (16.10), as equipes receberam informações de que o homem estava em uma borracharia, no Distrito de Tabuleta, no município de Glória D’Oeste (92 km de Cáceres).

Leia Também:  Conselheiro Waldir Teis é homenageado com medalha de Mérito das Comunicações da Segurança Pública

Ao ser abordado e questionado pelo crime, o suspeito não esboçou reação. O homem foi encaminhado à delegacia de Cáceres para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Criminosos fizeram 284 depósitos para comprar apartamento de R$ 1 milhão para tesoureiro de facção

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Operação Amazônia aplica R$ 611 em multas por crimes ambientais em propriedades na região de Confresa

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA