CUIABÁ

MATO GROSSO

PM prende homem por violência doméstica e tentativa de homicídio contra esposa

Publicados

MATO GROSSO

Um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (01.12), por violência doméstica e tentativa de homicídio contra a esposa, de 25 anos, no bairro Jardim Ouro Verde, em Várzea Grande. A vítima alegou ter sido agredida com socos e chutes. Ela ainda foi enforcada e sofreu um corte em um dos dedos da mão.

Policiais militares da 25ª Companhia Independente receberam denúncia de que uma mulher estava com diversos ferimentos pelo corpo, perto de uma fábrica de refrigerantes, na região metropolitana.

Ao se deparar com a vítima, ela relatou que teve um desentendimento com o marido, e na ocasião, ele desferiu diversos socos e chutes contra ela. A mulher também contou ter sido enforcada, mordida pelo suspeito e empurrada contra a parede.

Em certo momento, revelou a mulher, o suspeito pegou uma faca e fez um corte em um dos dedos da mão esquerda dela. A mulher conseguiu fugir e pedir ajuda.

As equipes se deslocaram até o endereço do casal. Os militares identificaram diversas manchas de sangue nas paredes e no chão da casa. O suspeito foi detido em flagrante em um dos cômodos.

Leia Também:  Prazo de adesão aos programas de regularização de débitos do Estado vai até 30 de dezembro

A mulher apresentava lesões no pescoço, cabeça, braços e foi levada até o Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande. O homem foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Acordos pactuados pelo CIRA atingem cifra de quase R$ 700 milhões

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Outubro Rosa: Participe da campanha de doação de lenços e cabelos realizada pelo Tribunal de Justiça

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA