CUIABÁ

MATO GROSSO

Pesquisas do Laboratório Central do Estado são apresentadas no maior evento de medicina tropical do mundo

Publicados

MATO GROSSO

Servidores do Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT) apresentaram 11 trabalhos no maior evento multidisciplinar de medicina tropical da américa latina, o Medtrop 2023, realizado entre os dias 10 e 13 de setembro em Salvador (BA). O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e contou com a participação de técnicos e especialistas do Brasil e do mundo.

Os trabalhos apresentados pelo Lacen-MT englobam as áreas de Vigilância Laboratorial e Inovação Tecnológica. Na oportunidade, a equipe de Mato Grosso também fez visita técnica ao Lacen da Bahia, para conhecer as instalações da unidade e trocar experiências sobre o trabalho ofertado.

Para a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, o evento e a visita possibilitarão o aprimoramento dos serviços prestados pelo laboratório.

“Foram dias de intenso aprendizado e troca de experiências com diversos profissionais de outras instituições, que possibilitarão um diferencial na rotina de trabalho do laboratório. O Lacen-MT está em constante busca por melhorias e tem realizado diversas ações que vão desde aquisições de equipamentos e insumos de ponta, até qualificação dos nossos profissionais”, avaliou.

Leia Também:  Governador nomeia interventora e decreto será enviado à Assembleia Legislativa

Durante o evento, foram apresentados trabalhos sobre infecção por vírus sincicial respiratório em crianças em Mato Grosso; implantação de núcleo resposta rápida laboratorial; perfil epidemiológico dos arbovírus em Mato Grosso na perspectiva da vigilância laboratorial; Covid-19 em Mato Grosso e o perfil dos casos de crianças notificadas com suspeita de monkeypox no Estado.

A equipe do Lacen-MT ainda apresentou estudos sobre o perfil epidemiológico de monkeypox em Mato Grosso, e ainda: a caracterização e relevância epidemiológica dos riscos biológicos aerossol em filtros de ar condicionado de automóveis leves e pesados: uma questão ambiental e de saúde pública; vigilância Genômica de Arbovírus em um estado da região amazônica; influenza em Mato Grosso: uma abordagem de Vigilância Genômica, além do trabalho sobre sequenciamento do Sars-Cov-2 e vigilância epidemiológica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Governo de MT divulga lista de selecionados do SER Família CNH Social; confira

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA