MATO GROSSO
Obras no Complexo Viário Leblon avançam em três frentes
MATO GROSSO
As obras do Complexo Viário do Leblon, em Cuiabá, avançam com três frentes de trabalho. O projeto tem como objetivo melhorar o tráfego na Avenida Miguel Sutil, nas duas extremidades da Trincheira Jurumirim. O investimento do Governo de Mato Grosso é de R$ 67,6 milhões.
Uma das frentes se concentra na concretagem das estacas que sustentarão uma nova trincheira, a ser construída no local da atual rotatória de acesso ao bairro Jardim Leblon.
Essa trincheira será implantada apenas na pista sentido Coxipó-Rodoviária, permitindo que motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil não precisem parar no semáforo. O retorno será feito pela parte superior.
Ainda na região, a Rua Boa Vista será duplicada, facilitando a conexão entre a Avenida Archimedes Pereira Lima e a Miguel Sutil, contribuindo para a fluidez do trânsito no Jardim Leblon.
A segunda frente de trabalho envolve a ampliação das pistas do viaduto da Avenida Miguel Sutil sobre a Avenida do CPA. Como o alargamento já foi realizado, a empresa contratada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) iniciou os aterros de acesso e a contenção da encosta.
Além disso, um pequeno elevado será construído próximo ao fim da Trincheira Jurumirim, no sentido Coxipó-Rodoviária. Com essa intervenção e as três pistas do viaduto, motoristas dentro da trincheira poderão acessar diretamente a Avenida do CPA, sem precisar passar pelas rotatórias da parte superior.
A terceira frente atua na concretagem da estrutura de um pequeno viaduto próximo à Rua Trigo de Loureiro. Nesse local, também será escavado um túnel.
O túnel conectará bairros próximos à Avenida Miguel Sutil e substituirá o retorno próximo ao Hotel Taiamã. Motoristas que vêm pela Avenida do CPA, no sentido Bairro-Centro, e precisam acessar a Miguel Sutil rumo ao Coxipó deverão entrar pela via ao lado da Academia Smart Fit, atravessar o túnel e seguir para o outro lado da avenida.
As obras provocam alterações temporárias no trânsito. Atualmente, a rotatória em frente ao Jardim Leblon e os acessos entre a Avenida Miguel Sutil e a Avenida do CPA estão fechados.
Para agilizar a comunicação com os motoristas, a Sinfra firmou uma parceria com o aplicativo Waze para informar bloqueios e rotas alternativas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


