MATO GROSSO
Núcleo de Prevenção em Território Indígena é constituído em Cuiabá
MATO GROSSO
Foi realizada nesta sexta-feira (30) a primeira reunião do Núcleo de Prevenção em Território Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena em Cuiabá, com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Durante o encontro, foram apresentadas as características da Nota Técnica 8/2010, que trata da organização do fluxo de informações e encaminhamentos das notificações de situações de violência no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS.
Segundo o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, que representou o MPMT nas discussões, a Nota Técnica faz parte de um processo amplo de organização de políticas públicas visando a diminuição da ocorrência de violências em territórios indígenas. A proposta visa garantir a inclusão desta população nas políticas de enfrentamento à violência e o direito à autodeterminação destes povos, conforme prevê a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Conforme o documento, os Núcleos de Prevenção à Violência nos Territórios Indígenas devem definir uma agenda de reuniões periódicas, sendo compostos por representantes de instituições responsáveis pela proteção da vida e por órgãos e associações ligadas às populações indígenas. O rol de instituições inclui Ministério Público, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Polícia Federal, Secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, de Educação e de Esporte e Lazer, instituições acadêmicas, entre outras.
“Eu participei da primeira reunião, mas quem comporá o Núcleo, conforme indicação do procurador-geral de Justiça, será a promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima. Nas próximas reuniões terão continuidade as discussões sobre as estratégias de prevenção e fluxos de acolhimento às pessoas em situação de violência”, adiantou o promotor.
Foto Capa: DSEI/Cuiabá
Fonte: MP MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


