CUIABÁ

MATO GROSSO

Novos juízes são acolhidos pela presidente e conhecem estrutura administrativa do TJMT

Publicados

MATO GROSSO

Um dia após tomarem posse, os 25 juízes substitutos e juízas substitutas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foram recepcionados pela presidente, desembargadora Clarice Claudino da Silva, e foram apresentados à estrutura administrativa do Judiciário estadual, nesta quinta-feira (27 de julho). O encontro ocorreu na sala de reuniões da Presidência.
 
A presidente, desembargadora Clarice Claudino, começou a reunião com uma reflexão sobre o poder e a importância de vigiar os pensamentos e se aperfeiçoar pela repetição. “É fato inegável que tudo começa no pensamento. E o pensamento gera sentimento.
 
E tudo isso junto gera ação. Às vezes, a gente tem uma preocupação muito grande de cuidar da polidez, sempre dirigida às ações, às atitudes, mas se nós não cuidarmos lá da origem, nós não sustentamos essa polidez por muito tempo. E na magistratura vai ser um teste diário. A paciência, a tolerância, a compreensão, o respeito têm que ser verdadeiros, de dentro pra fora. Enxergar no outro um outro que é igual a nós, tem as mesmas dificuldades, dores, necessidades e sentimentos. Para isso, a repetição vai ser o caminho. Os primeiros despachos vão ser meio estranhos ainda. Com o tempo, a gente nem percebe mais. E assim é a dinâmica a vida”, disse.
 
Quem também deu as boas-vindas aos novos (as) magistrados (as) foram os juízes auxiliares da Presidência, Viviane Brito Rebello, Tulio Duailibi Alves Souza e Jones Gattass. “Qualquer questão que vocês precisarem, seja de ordem jurídica, emocional, familiar, o que vocês precisarem, estou totalmente à disposição. Às vezes a gente precisa só daquele momento de alguém escutar. E eu estou à disposição. Sejam muito bem-vindos! Que seja uma carreira de sucesso, que vocês continuem apaixonados pelo que vocês fazem”, disse a magistrada.
 
O juiz Tulio Duailibi destacou a importância do autocuidado para o bom desempenho do trabalho. “Apesar vivermos em busca de metas e números, que os senhores não se descuidem da sua família e da sua saúde porque se a gente não estiver bem na família, não cuidar da nossa saúde física e mental, não tem como trabalhar porque a nossa função é cuidar das pessoas. Contem com a gente para o que for necessário”, destacou.
 
Por sua vez, o juiz Jones Gattass enfatizou a importância da união. “Sejam uma turma coerente, que se falem bastante, vocês precisam ser unidos para um tirar dúvidas do outro. E se isso não for possível, nós estamos à disposição. Não se sintam isolados, sós. Vocês vão estar lá na comarca diante de situações difíceis e vocês têm que buscar auxílio do colega. Façam isso. Eu me coloco à disposição”, aconselhou.
 
Juízes substitutos que participaram da reunião destacaram o acolhimento que têm recebido desde que chegaram ao TJMT. “A informação que nós, novos magistrados, tínhamos, é de que a desembargadora tem essa característica desse acolhimento, desse cuidado com os novos que estão chegando, é uma característica dela mesmo. Então, principalmente quem é de fora, se sente bem acolhido no estado em que a gente vai desempenhar nossas atividades agora”, disse o juiz substituto Leonardo Lúcio Santos.
 
“Me sinto acolhido de forma ampla com muito carinho não só pelo Tribunal de Justiça, mas pela população do estado de Mato Grosso. O nosso compromisso é com a população, com a sociedade. Representando o Tribunal, afirmo esse meu compromisso”, declarou o juiz substituto Caio Almeida Neves Martins.
 
Conhecendo o TJMT
 
Durante o período da manhã e da tarde, os juízes e as juízas foram apresentados à estrutura administrativa do Poder Judiciário. A diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula fez uma breve acolhida e os coordenadores e diretores dos diversos setores, como Planejamento, Financeiro, Tecnologia da Informação explicaram o funcionamento dos processos internos com os quais os magistrados lidarão diretamente, na gestão dos foros para os quais forem designados.
 
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência, Tulio Duailibi, essa capacitação inicial tem como objetivo preparar os magistrados e as magistradas para a prática. “Quando a gente vai pra vida prática a gente está falando do funcionamento das comarcas, da nossa atividade finalística porque para se alcançar a atividade finalística existe uma estrutura por trás, de movimentação do Poder Judiciário. Então ao chegar na sua comarca, saber que existe uma coordenadoria de Planejamento, onde o Poder Judiciário planeja as suas ações e os seus investimentos, a Coordenadoria de TI, que é responsável por toda a parte de segurança da informação, pelo investimento na área de tecnologia e também a área financeira da parte de suprimento de fundos. Então é muito importante”, disse.
 
A compreensão do juiz substituto Leonardo Lúcio Santos em relação ao primeiro contato direto com a administração do Tribunal, após a posse, foi de que além da atividade jurisdicional, ele e seus colegas atuarão como gestores. “O que a gente compreende é que o papel do magistrado hoje em dia é, além de exercer a atividade jurisdicional, é de gestor. Então conhecer toda a operacionalização do Tribunal, como funcionam os departamentos, as coordenadorias é muito importante para o magistrado para que ele possa ter uma leitura ampla sobra a própria atividade, não só a atividade fim”.
 
O juiz substituto Caio Almeida Neves Martins acredita que essa formação auxiliará em sua atividade laboral. “É muito importante esse esclarecimento, esse conhecimento de um modo geral da parte administrativa, de gestão, de estrutura, de orçamento, de tecnologias à disposição do magistrado para que nós possamos executar a atividade fim com mais eficiência, nos municiando dos melhores instrumentos, das melhores informações à nossa disposição. De certa forma, foi de grande contribuição para nossa formação”, avalia.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto em plano aberto que mostra a presidente do TJ, juízes auxiliares , os 25 novos magistrados e servidores sentados em volta de uma grande mesa oval, na sala de reuniões da Presidência. Na ponta, vestida de azul, a desembargadora Clarice Claudino fala ao microfone e os demais apresentam semblantes atentos. Foto 2: Juíza Viviane Rebello fala ao microfone para os novos magistrados. Ela está sentada ao lado da presidente Clarice Claudino, vestida de preto. Foto 3: Juízes e juízas sentados olhando para a frente, assistindo às apresentações.
 
Celly Silva/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Articulação de Botelho destrava obra de unidade de saúde parada há quase dois anos em Várzea Grande
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Articulação de Botelho destrava obra de unidade de saúde parada há quase dois anos em Várzea Grande

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Comarca de Nova Xavantina divulgar gabarito preliminar de processo seletivo

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA