CUIABÁ

MATO GROSSO

Nosso Judiciário leva informações sobre a Justiça a estudantes da Escola Estadual Ferreira Mendes

Publicados

MATO GROSSO

Cerca de 90 alunos dos sétimo, oitavo e novo anos do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, localizada no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, participaram de uma palestra sobre o funcionamento da Justiça brasileira, promovida pelo projeto Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na manhã desta quinta-feira (14 de março).
 
A palestra foi proferida pelo servidor Neif Feguri, que além de abordar como as pessoas podem ter acesso ao Judiciário, desde os Juizados até os Tribunais Superiores, passando também pela Justiça Restaurativa e outros métodos autocompositivos de solução de conflitos, como mediação e conciliação, fez questão de deixar uma mensagem de cidadania aos adolescentes.
 
“Vocês são o futuro do nosso estado e vocês são o futuro do nosso país. Podem ter certeza de que no meio de vocês, vocês terão delegados, advogados, juízes, desembargadores e, quem sabe, um prefeito. Tenha o seu professor como seu amigo. Ele é pago pelo
Estado para preparar você para o futuro. Valorizem a sua escola. Aqui é o lugar que prepara vocês para o futuro. O país precisa de mudança e quem fará essa mudança serão exatamente vocês. Respeitem o próximo, não ajam com violência, invistam em vocês mesmos”, exortou.
 
Gabriel Mendonça, aluno do 8º ano, conta que o pouco que sabia sobre a Justiça era o que via pelos noticiários e que a palestra foi uma oportunidade para aprender um pouco mais. “Já tinha um pouco de conhecimento sobre a justiça pelo que vejo nos jornais, mas nunca me aprofundei nesse assunto. Eu achei muito bom porque aprofundei um pouco mais sobre o funcionamento da justiça. É bem interessante”.
 
A mesma opinião é compartilhada por Alexandre Pinheiro Lopes, aluno do 9º ano. “Eu achei muito interessante e acho que é importante pois nós devemos saber sobre a Justiça porque pode ser algo que a gente vai usar no nossa vida”, disse.
 
A diretora da unidade escolar, Alexandra de Souza Maia, aprovou a atividade oferecida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, pois leva mais cidadania para toda a comunidade escolar. “É uma parceria que as escolas todas devem almejar. Essa parceria com a Secretaria de Educação e com o Tribunal de Justiça é importante porque desde pequenos os estudantes têm que receber essa orientação, já desde cedo saber o que eles têm de direito. A função da escola é formar cidadãos de bem e, com essa parceria, a gente tem a contribuição do TJ em relação a algumas leis que, às vezes, a gente desconhece. E são novas possibilidades, que os alunos e as famílias precisam conhecer. Eles levam essas informações para casa. Tudo oque acontece na escola eles compartilham com a família. É uma forma de trabalhar no aluno esse despertar para os direitos e deveres, principalmente”, avalia.
 
O projeto Nosso Judiciário, conduzido pelos servidores Neifi Feguri e Antônio Cegatti, existe desde 2015, já tendo atendido mais de 130 unidades escolares e mais de 30,5 mil estudantes de escolas públicas e privadas. Além das palestras, os alunos ganham uma cartilha ilustrada, que pode ser utilizada em sala de aula e compartilhada com familiares e amigos. O projeto Nosso Judiciário está alinhado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário de Mato Grosso, ao colocar em prática a visão institucional de ser uma justiça inclusiva, garantindo o acesso da sociedade aos serviços prestados, por meio da educação.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto em plano aberto que mostra um auditório repleto de alunos uniformizados, sentados e lendo a cartilha do projeto Nosso Judiciário. À frente, no palco, em pé e falando ao microfone, está o servidor Neifi Feguri, que profere a palestra. Segunda imagem: Foto em plano fechado, mostrando a mão de uma aluna segurando a cartilha ilustrada do projeto Nosso Judiciário. A aluna está sentada e aparece o cabelo cacheado dela no canto esquerdo da foto.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sema e PM deflagram operação em reserva extrativista de MT e apreende caminhão com sementes de capim
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Civil prende criminoso envolvido em roubos em postos de combustíveis em Várzea Grande

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA