CUIABÁ

MATO GROSSO

MTI apresenta o governo digital de Mato Grosso em evento de tecnologia em Brasília

Publicados

MATO GROSSO

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) apresentou o funcionamento do governo digital de Mato Grosso, no evento Connected Smart Cities GovTech (CSC GovTech), realizado nesta quarta-feira (12.04), em Brasília (DF).

O evento foi promovido plataforma Connected Smart Cities (CSC) e pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com o apoio do BrazilLab, um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público.

O encontro reuniu representantes do poder público e de instituições privadas para discutir ferramentas, políticas e modelos essenciais para a operação dos governos em um mundo digital. A equipe da CSC destacou a importância de desenvolver um ecossistema colaborativo e criar uma comunidade GovTech no Brasil para impulsionar o crescimento desse mercado.

Um dos palestrantes do evento, o presidente da MTI, Cleberson Gomes, explicou o funcionamento do governo digital de Mato Grosso, destacando a importância de uma rede segura para interconectar os órgãos do Estado.

“Em Mato Grosso temos o aplicativo MT Cidadão, a plataforma de interoperabilidade X-Via, com integração ao GovBR. Neste aplicativo você pode resolver todos os problemas em um só lugar.” apresentou.

Leia Também:  Judiciário de Mato Grosso abre processo seletivo para credenciamento de conciliadores

Ele ressaltou que essa integração via MT Cidadão facilitou a vida do motorista que precisa resolver questões relacionadas ao seu veículo, que antes se dava de forma burocrática e fragmentada, em que cada etapa era resolvida em órgãos diferentes e com diversas repetições de informações.

O presidente da MTI ainda apresentou a economia gerada pela digitalização de serviços, explicando que em dez serviços digitalizados houve uma economia de mais de R$ 20 milhões para o Estado de Mato Grosso em três anos, possibilitando ao Governo investir em outras áreas, como saúde, educação e segurança.

Cleberson Gomes pontuou que o obetivo principal da Transformação Digital é pensar na jornada do cidadão, facilitando o acesso a informações e serviços governamentais. Essa abordagem visa garantir que o governo colete as informações necessárias para o cidadão, em vez de fazer com que o cidadão precise buscar informações em vários lugares diferentes. Segundo ele, essa é uma forma de usar tecnologia e processos para gerar e agregar valor ao cidadão, usuário final, tornando sua experiência mais satisfatória e eficiente.

Leia Também:  Sema disponibiliza a municípios novo sistema de planos de resíduos sólidos

Além da palestra da MTI, a programação do evento incluiu apresentações sobre modelos de financiamento e contratação, infraestrutura e segurança digital, e casos práticos de construção de governos digitais na Região Centro-Oeste.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Técnicos da Empaer preveem coletar 1,2 milhão de sementes para produção de mudas nativas

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Judiciário de Mato Grosso abre processo seletivo para credenciamento de conciliadores

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA