MATO GROSSO
MPMT e UFR promovem concurso ‘Audiovisual e Educação Socioambiental’
MATO GROSSO
Preparem as câmeras e atentem o olhar sobre as diversidades ambientais em Rondonópolis. Será lançado no mês de maio o 1º Concurso de Audiovisual e Educação Socioambiental, com o tema “Por um grito, eu canto: alternativas socioambientais para Rondonópolis”.
A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística da comarca de Rondonópolis, em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), representada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) “Estamira Gomes de Sousa”.
O objetivo é incentivar a sociedade rondonopolitana, com narrativas audiovisuais, a refletir e construir propostas práticas de curto, médio e longo prazos. Temas como educação, saúde e segurança ambiental e elaboração de políticas de despoluição dos rios e córregos urbanos, preservação das nascentes, entre outros, que alertem para os perigos da deposição irregular de lixo, queimadas urbanas, a supressão irregular de vegetação, os maus-tratos e abandono de animais e terrenos baldios serão abordados.
“Queremos voltar o olhar para a importância da educação ambiental no desenvolvimento de práticas comprometidas com a manutenção da vida, com a urgência do recuo da mentalidade e de dispositivos que agridem o meio ambiente”, explica a coordenadora do projeto, professora doutora Priscila de Oliveira Xavier Scudder.
Serão mais de R $150 mil reais em prêmios divididos em três categorias: sociedade civil; estudantes do ensino médio e estudantes universitários.
O edital contendo todas as informações será divulgado no dia 05 de maio, a partir das 20h, durante o evento de lançamento do concurso, no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis, localizado na Avenida dos Estudantes – bairro Cidade Universitária.
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


