MATO GROSSO
Movimento Maio Amarelo 2023 alcança mais de 15 mil pessoas em todo Estado
MATO GROSSO
Foram realizadas palestras em empresas, com foco em seus colaboradores, levando orientações sobre normas e condutas seguras no trânsito, riscos de ingestão de bebida alcoólica e direção e principais causas e consequências dos sinistros de trânsito.
Condutores, motociclistas e pedestres que circularam por avenidas de Cuiabá e Várzea Grande também receberam orientações sobre os cuidados no trânsito, como dirigir com prudência, atravessar na faixa de pedestre, respeitar a sinalização e semáforos nos Pit Stop Educativos, realizado pelo Detran com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.![]()
Na ação “Amigo da Rodada”, equipes do Detran, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Sistema Socioeducativo, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança percorreram bares de Cuiabá e Várzea Grande abordando as pessoas nos estabelecimentos na intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. As pessoas tiveram a oportunidade de fazer o teste do etilômetro e receberam orientações quanto às implicações legais àqueles que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Também foram realizados diversos atendimentos a cidadãos em parceria com o Sest Senat, no Terminal Rodoviário de Cuiabá e em empresas de transporte de cargas.![]()
Foi realizado ainda um circuito de palestras, de forma simultânea, na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, por equipes do Detran, da coordenadoria de Ações Educativas, da Escola Pública de Trânsito, da Fiscalização; do Corpo de Bombeiros; Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e Sistema Socioeducativo.
Entre os assuntos abordados estiveram: percepção de riscos no trânsito, normas de circulação e conduta, fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre, uso do cinto de segurança, riscos de ingerir bebida alcoólica e dirigir, de conduzir veículo sem possuir CNH, entre outros temas importantes para a construção de um trânsito mais seguro.
“O Movimento Maio Amarelo 2023 em Mato Grosso teve como maior objetivo colocar como pauta o tema segurança viária, chamando a atenção de todos os cidadãos e mobilizando a sociedade por meio de diversos segmentos para o engajamento nas ações e, desta forma, propagando a informação sobre a temática Educação para o Trânsito, tendo toda a amplitude que o tema merece”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.![]()
Segundo a coordenadora, a intenção foi que pessoas de todos perfis no trânsito (pedestre, passageiro, ciclista, motociclista e condutores de forma geral) observassem seu comportamento nas vias e despertasse o senso crítico para assim evitar mais sinistros de trânsito.
“Importante destacar também que as ações do movimento Maio Amarelo 2023 vieram ao encontro do que norteia o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Muitas parcerias com instituições de cunho privado foram seladas conforme prevê o plano, o qual enfatiza que o poder coletivo global de organizações públicas e privadas devem adotar práticas de segurança no trânsito obtendo, desta maneira, a responsabilidade compartilhada, mitigando ações que impactam diretamente na conduta no trânsito”, enfatizou Gresiella.
Interior do Estado
No interior do Estado, foram realizadas 45 ações e 6.974 pessoas foram atendidas pelo movimento Maio Amarelo nos municípios de Cáceres, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Juína, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Nobres, Campo Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Diamantino e São Félix do Araguaia.![]()
As Ciretrans, com apoio da Polícia Militar das localidades, realizaram diversas palestras educativas em empresas, Pit Stop orientativo nas principais avenidas das cidades e também a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes das cidades, levando informações na intenção de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do cuidado e atenção no trânsito para a redução de sinistros.
“Este ano estivemos em muitas ações conjuntas com as forças de segurança e dando apoio às Ciretrans no interior. O resultado foi muito satisfatório e ainda continuará durante todo o ano de 2023, na realização de ações que gerem resultados efetivos em prol de um trânsito mais seguro”, finalizou Gresiella Almeida.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ordem Pública e Procon oferecem atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte
A Prefeitura de Cuiabá ampliou o acesso aos serviços públicos com a disponibilização de guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e do Procon Municipal na nova sede do Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), instalada em frente ao Palácio Alencastro, na região central da capital.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos presenciais facilitando o acesso da população aos serviços municipais. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com mais um ponto de atendimento além das sedes já existentes dos órgãos.
No espaço destinado ao Procon Municipal, os consumidores podem receber orientações sobre seus direitos, registrar reclamações, consultar o andamento de processos, obter retorno de demandas já protocoladas e realizar o agendamento de audiências de conciliação.
Já os serviços da Secretaria de Ordem Pública, antes concentrados na sede da pasta, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, também passam a ser oferecidos no CIAC. A medida beneficia principalmente moradores e trabalhadores da região central, que terão acesso facilitado aos protocolos e processos administrativos da secretaria.
Entre os serviços disponíveis estão pedidos de devolução de materiais apreendidos, juntada de documentos, solicitação de cópias de processos, emissão e renovação de Termo de Permissão de Uso (TPU), solicitação de licença especial de eventos, solicitação de autorização de poda de árvore, apresentação de defesa administrativa, cumprimento e contestação de notificações, além de pedidos de desembargo de obras, desinterdição e levantamento de suspensão ou redução de atividades.
Durante o atendimento no CIAC, o cidadão receberá orientações sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Quando o atendimento for realizado por terceiros, será obrigatória a apresentação de procuração assinada pelo interessado, acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador.
Além do atendimento presencial, o cidadão pode utilizar o sistema Web Denúncias, disponível no Portal SORP, no endereço https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, para comunicar situações que demandem a atuação da fiscalização. Para denúncias de poluição sonora, também está disponível o Disque-Silêncio pelo telefone (65) 99341-3000. O atendimento em regime de plantão ocorre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 22h, e aos domingos, a partir das 19h.
-
MATO GROSSO6 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu5 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão cheio de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
POLÍCIA17 horas atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
MATO GROSSO6 dias atrásDr. João anuncia implantação em MT da carteira digital durante 1º Encontro de Fibromiálgicos


