MATO GROSSO
Mato Grosso participa de evento sobre mercado de superalimentos como referência na produção de gergelim e feijão-carioca
MATO GROSSO
Líder no agronegócio nacional e internacional, Mato Grosso esteve presente na Brazil Superfoods Summit 2025, realizada nesta segunda-feira (7.4), em Brasília. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, representou o Governo do Estado no painel “Feijão-carioca do Brasil para o Mundo”, ao lado do presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Eduardo Lourdes, e do economista e comentarista indiano G. Chandrashekhar.
Em sua fala, o secretário destacou a importância de Mato Grosso na produção de pulses como o gergelim e o feijão-carioca, reforçando o papel estratégico do Estado na segurança alimentar global.
“Mato Grosso é o maior produtor de proteína animal e vegetal do Brasil, de soja, milho, algodão, carne bovina e agora também de gergelim, que é um plantio especial e com grande valor agregado”, ressaltou Miranda.
O Estado já ultrapassou a marca de 200 mil hectares plantados com gergelim, um salto expressivo em relação aos 90 mil hectares registrados em anos anteriores. O crescimento é impulsionado pela abertura do mercado chinês para o produto brasileiro, além dos investimentos públicos em irrigação, pesquisa e qualificação da cadeia produtiva.
“Temos cerca de 10 milhões de hectares de pastagens que podem ser incorporados à agricultura, com tecnologia e irrigação. Atualmente, Mato Grosso conta com 220 mil hectares irrigados, mas com grande potencial de expansão sustentável”, afirmou o secretário, destacando o papel da Lei nº 12.717/2024, que fomenta a agricultura irrigada no estado.
Planejamento estratégico e terceira safra
Além da diversificação das culturas, Miranda enfatizou o uso da rotação estratégica de safras, com produtores plantando soja, milho e, na terceira safra, pulses como gergelim e feijão-carioca.
“Esse planejamento torna o solo mais fértil e garante ganhos ambientais e econômicos”, explicou.
A política de estímulo à diversificação e à exportação vem sendo fortalecida por meio de incentivos fiscais, pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e a atuação da Câmara Técnica de Feijão, Pulses e Grãos.
A presença do economista indiano no painel evidenciou o interesse da Índia em ampliar parcerias com Mato Grosso. Segundo dados apresentados, o país asiático projeta um crescimento de 10% a 15% no consumo de pulses nos próximos dez anos, em função do perfil majoritariamente vegetariano da população.
“Mato Grosso tem áreas de expansão, qualidade de solo e clima favorável. Estamos de olho nesse mercado, com foco em rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade. Participamos pela primeira vez da CIIE, a maior feira de importação da Ásia, com uma comitiva liderada pelo governador Mauro Mendes. Agora, nos preparamos para levar os pulses mato-grossenses à SIAL (feira de alimentos e bebidas) também na China”, antecipou Miranda.
O secretário lembrou que 60% do território de Mato Grosso é preservado, um dado que reforça a imagem do Estado como fornecedor global de alimentos sustentáveis.
“O mato-grossense aprendeu com a terra a não desistir. Faltavam políticas públicas que apoiassem esse espírito empreendedor, e é isso que temos feito: criar condições para que quem produz tenha suporte e competitividade no mercado internacional”, concluiu.
A Brazil Superfoods Summit é uma iniciativa do Ibrafe para conectar produtores, exportadores e especialistas em superalimentos do Brasil com os principais mercados consumidores do mundo.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


