MATO GROSSO
“Mato Grosso está na vanguarda do que a educação brasileira precisa ser”, afirma diretor da FGV
MATO GROSSO
“Em parceria com a FGV, Mato Grosso implantou a cultura de avaliação e de acompanhamento por meio do uso de tecnologia, que garante que cada professor tenha resultados dos estudantes dentro de 48 a 72 horas para construir seu plano de intervenção. Esse grande passo coloca o Estado de Mato Grosso na vanguarda do que a educação brasileira precisa ser e o torna uma grande referência nacional”, ressaltou.
O governador Mauro Mendes ressaltou a responsabilidade desses profissionais em cuidar do investimento público, manter as escolas funcionando adequadamente e articular as políticas educacionais.
“Gestão é tudo. Quando você faz uma boa gestão dentro de casa, numa empresa, num Estado, num país ou num município, ela dá resultados. E as nossas unidades educacionais vão precisar de bons gestores para que cuidem bem do dinheiro que vai ser colocado lá, para manter a escola, para colocar as tecnologias à disposição em funcionamento, para garantir a correta articulação entre todas as políticas que nós temos. Tudo isso para que a educação seja um sucesso”.
Mauro afirmou aos novos gestores que o padrão de qualidade empregado na infraestrutura das novas escolas estaduais construídas é um marco em Mato Grosso e expressou seu desejo para que isso seja uma referência aos futuros gestores estaduais.
“Estamos construindo cinco grandes escolas em Cuiabá e Várzea Grande, e em breve outras no interior. Aqui na capital, muitas escolas particulares não contam com a mesma qualidade que iremos entregar”, disse.
O governador relembrou sua vida escolar em escolas públicas durante a juventude e uma promessa feita quando ainda era candidato a prefeito de Cuiabá.
“Eu sou filho das escolas públicas. E eu me lembro que quando estava fazendo palanques durante minha candidatura a prefeito de Cuiabá, eu prometi para o meu filho, que na época deveria ter uns 10 anos, que se eu fosse entrar na vida política eu queria oferecer a mesma qualidade das escolas particulares para as escolas públicas. Então vocês podem ter certeza, de tudo que nós estamos fazendo e iremos fazer ao longo desses oito anos, o que vai me dar mais orgulho serão os resultados que nós iremos construir na educação”, finalizou.
Durante a apresentação dos resultados de aprendizagem em Mato Grosso, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou a parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança Pública na implementação do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que irá iniciar o processo de reconhecimento facial em 2024.
“Este ano, nós vamos iniciar o processo de reconhecimento facial para verificar a presença dos alunos e dos profissionais, que vai facilitar muito a vida nas escolas. Em fevereiro, nossos estudantes irão receber os kits escolares, fruto da dedicação de uma equipe que não parou no Natal e no Ano Novo. É assim que se faz educação, com muito amor e esforço para alcançar grandes resultados”.
Com mais de dois mil gestores empossados, aprovados em exame de seleção para o ano letivo de 2024, o evento marcou o início de um ciclo formativo de dois dias. O objetivo é desenvolver ações coordenadas de qualificação para os respectivos cargos, garantindo a integração da gestão educacional e o fortalecimento das lideranças escolares para os próximos dois anos.
Estiveram presentes na posse dos novos gestores escolares: a senadora Margareth Buzetti, o deputado Federal Abilio Brunini, os deputados estaduais Max Russi e Paulo Araújo, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, além da equipe técnica da secretaria de Educação.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


