CUIABÁ

MATO GROSSO

Maioria dos turistas estrangeiros que visitaram MT são americanos e franceses

Publicados

MATO GROSSO

Em Mato Grosso, a maioria dos turistas estrangeiros que visitaram o Estado em 2022 era dos Estados Unidos, França e Reino Unido. A nacionalidade dos visitantes foi levantada pela Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com agências e operadoras de turismo no Estado. 

“Não há dados oficiais da quantidade de turistas vieram para o estado, pois ao desembarcar no Brasil o turista informa à Polícia Federal somente o primeiro destino. Muitas vezes, Mato Grosso é o terceiro ou quarto destino do turista. Os dados que temos são informadas informalmente pelo trade”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Dos 1.953 turistas estrangeiros que estiveram em Mato Grosso no ano passado, 343 eram estadunidenses, 166 franceses e 61 britânicos. Tem outros 290 turistas de origem não especificada.

Em Nobres, o trade turístico informou apenas os turistas que passaram day use, sem informar a origem deles. O principal destino em Mato Grosso é o Pantanal, em Poconé. 

O Governo de Mato Grosso tem buscando atrair turistas internacionais e nacionais também. Somente no ano passado, servidores da Secretaria Adjunta de Turismo estiveram em seis feiras internacionais: a BTL em Lisboa, BIT em Milão, Meeting Brasil em Montevideo, Buenos Aires, Assunção e Santiago, Expocruz em Santa Cruz de La Sierra, Imex em Las Vegas, NYITS em Nova York e WTM London em Londres. Foram alcançados pouco mais de 400 mil operadores de turismo no mundo para a divulgação do Estado. 

Leia Também:  Empaer investe na melhoria do atendimento aos produtores da agricultura familiar de MT

Nacionalmente, Mato Grosso teve estandes nas principais feiras realizados no país como a Pesca Trade Show (São Paulo), além de eventos que ocorreram Itajaí (SC), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Gramado (RS), atingindo cerca de 142 mil participantes. 

Turistas internacionais no Brasil

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2022. O dado é de um estudo da pasta, contudo, não há dados referentes a Mato Grosso. 

A chegada de estrangeiros ao país aumentou quase cinco vezes em relação a 2021. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor que o registrado no pré-pandemia. Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano.

São Paulo (1.505.129), Rio de Janeiro (652.962), Paraná (522.832) e o Rio Grande do Sul (474.474) foram as principais portas de entrada desses turistas internacionais ao país.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Bombeiros resgatam vítimas de acidente presas nas ferragens de veículo

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA