CUIABÁ

MATO GROSSO

Lacen promove webinar sobre vigilância laboratorial para arbovírus

Publicados

MATO GROSSO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai realizar um webinar sobre vigilância laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya, na próxima quarta-feira (30.4), das 9h às 12h.

As inscrições podem ser feitas no endereço (https://forms.gle/HUTykmsboSbeFqhMA) e a ação será transmitida pelo Google Meet no link (https://meet.google.com/yfm-mnaz-pft).

Segundo a diretora do Lacen,, Elaine de Oliveira, a capacitação vai proporcionar aos profissionais de saúde um melhor conhecimento das atividades realizadas pelo Lacen e pela rede laboratorial.

“Vamos apresentar todo o processo desenvolvido dentro do laboratório, desde a entrada da amostra até a liberação do resultado no sistema, oportunizando a eles uma compreensão sobre o que fazemos e da importância do pré analítico, bem como seu impacto diretamente no diagnóstico, na resposta rápida e, consequentemente, na atuação frente às emergências em saúde pública”, explicou Elaine.

Durante o webinar, será exibido um vídeo sobre o processo de vigilância laboratorial para arbovírus e, logo após, os palestrantes da equipe do Lacen-MT vão fazer esclarecimentos e tirar dúvidas. Esse material será disponibilizado no canal do laboratório para consultas posteriores.

Leia Também:  SES orienta população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia

“Hoje fazemos inúmeras análises com a utilização de metodologias para sorologia [que analisa a presença de anticorpos], biologia molecular [que verifica a presença do vírus e identifica o sorotipo como no caso da dengue] e o sequenciamento genético que usa as amostras da biologia molecular e nos dá a possibilidade de identificar os genótipos e de fazer vigilância genômica”, acrescentou.

O Lacen publicou uma nota técnica a respeito do diagnóstico laboratorial para infecção por arbovírus que reforça a importância de a instituição receber as amostras para realizar exame RT-PCR, especialmente nos casos de síndrome febril aguda, com suspeita clínica de arbovirose.

A partir dos dados coletados, o Lacen realiza a construção de árvores filogenéticas que revelam por onde o vírus entrou no Estado, quando isso ocorreu e como tem se dispersado entre os municípios. Essas informações são estratégicas para as equipes de vigilância em saúde, permitindo o direcionamento de ações específicas de prevenção e controle, com foco nas áreas mais vulneráveis ou de maior risco de disseminação viral.

Estreia da série Conexão LAB

Leia Também:  Notas fiscais podem ser doadas para as entidades socais até 10 de abril

Esse é o primeiro webinar do Conexão LAB, uma série composta por oito episódios que serão realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a vigilância laboratorial. Os assuntos serão definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras. Em maio, o tema serão os vírus respiratórios.

“A série Conexão LAB fortalece a integração entre a vigilância laboratorial e os demais serviços de saúde, promovendo uma atuação mais eficaz no enfrentamento das emergências de saúde pública”, complementou Elaine.

O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Canais de comunicação da ALMT se consolidam como fontes oficiais nas eleições

Publicados

em

Os canais de comunicação da Assembleia Legislativa foram as fontes oficiais da apuração dos votos do primeiro turno, realizado no último domingo, dia 04 de outubro. 

TV, rádio, site e redes sociais acompanharam a votação nas ruas e diretamente do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), levanto as informações em tempo real para todo estado.

Nas redes sociais, o Instagram da Assembleia registrou mais de um 1,4 milhão visualizações orgânicas, alcançando 300 mil contas e 44 mil interações.

A gerente de marketing da Secretaria de Comunicação, Noemia Almeida, explica que o trabalho da equipe começou muito antes e destacou a integração de todas as mídias.

Para Franchesca Bogo, gerente de jornalismo da TV Assembleia, os resultados superaram as expectativas. O canal da TV no Youtube, por exemplo, registrou mais de 38 mil visualizações e 400 interações. Além disso, canais parceiros do interior também fizeram a retransmissão do sinal.

O site também fez uma ampla cobertura. De acordo com a coordenadora Renata Neves, o trabalho teve início meses antes da votação para permitir que a população pudesse compreender todo processo eleitoral, quais as atribuições dos cargos, sem falar sobre o material pós-eleição, com os resultados. 

Leia Também:  Novos magistrados participam de aula prática no Complexo Ahmenon Lemos Dantas

Na Rádio Assembleia, a cobertura teve início nas primeiras horas do dia, com os repórteres nas ruas acompanhando a votação. Na sequência, a rádio passou a transmitir a da apuração dos votos, totalizando mais quatro horas ininterruptas e com a participação dos comentaristas políticos Alfredo da  Motta Menezes e Gabriel Lucas.

Para o secretário de comunicação, Coronel Henrique Santos, o trabalho da Secom demonstra o compromisso do parlamento com a transparência e a prestação de serviços públicos de qualidade.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA