CUIABÁ

MATO GROSSO

Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis promove gincana do meio ambiente

Publicados

MATO GROSSO

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis (212 Km ao sul da Capital) realiza, de março a setembro deste ano, a 3ª Gincana Amigos do Meio Ambiente. A ação, centrada em resíduos recicláveis, envolve 35 unidades de ensino fundamental e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis ( Sanear).
 
O objetivo da gincana é conscientizar a comunidade, através dos estudantes e familiares, a conservar o meio ambiente saudável e sustentável com a correta destinação dos resíduos recicláveis. Os participantes têm como missão coletar objetos plásticos, papéis, latas, vidros e materiais elétricos.
 
Durante os seis meses de gincana, de acordo com o Juvam, vão ser trabalhados com todos os públicos os 5Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), para estimular as pessoas sobre a relevância do descarte e consumo consciente.
 
A gincana conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento (Coder), Policia Militar Ambiental (PMA), cooperativas locais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a empresa de Gerenciamento de Resíduos (Seger) de Rondonópolis.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: arte colorida. Ilustração em formato quadrado com destaque para o nome do evento, 3ª Gincana Ambiental de resíduos Recicláveis, e duas caixas coletoras de objetos recicláveis e não recicláveis.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão contra autor de roubos de veículos em Cuiabá
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Wilson Santos visita Terminal de Dom Aquino e destaca a importância da expansão ferroviária em MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Governo investe R$14,6 milhões para alfabetizar mais de 23 mil pessoas em 2023

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA