CUIABÁ

MATO GROSSO

Judiciário colabora com instalação de câmeras de segurança em Poconé

Publicados

MATO GROSSO


A segurança pública do município de Poconé foi aprimorada com a atuação do Poder Judiciário de Mato Grosso, juntamente com outras instituições públicas e sociedade civil organizada, por meio da instalação de câmeras de monitoramento na cidade.
 
Já estão em funcionamento sete câmeras de “olho vivo” que monitoram a entrada e saída de pessoas e veículos de forma detalhada. Além de contribuir para a identificação de quem comete delitos em Poconé, também aumentam a sensação de segurança da população.
 
A juíza Kátia Rodrigues de Oliveira, responsável pela Vara Única, explica que Poconé é uma cidade peculiar, que se localiza no centro do Pantanal mato-grossense, onde há grande fluxo de turistas estrangeiros, onde se localiza a BR-070 com fluxo de tráfico de drogas e carros roubados, atividade de mineração que atrai muita criminalidade e giro de quantidades significativas de valores, além de ser muito próxima a Cuiabá e Várzea Grande – as duas maiores cidades do estado.
 
“Estou em Poconé desde 2015. Vi situações aqui de termos roubo diariamente. Essas câmeras vêm dar um basta nisso, porque todas as pessoas que entram ou que saem são monitoradas. Isso veio para reduzir significativamente o número de crimes na cidade”, destaca.
 
Delegado titular de Poconé, Maurício Maciel Pereira Júnior afirma que o sistema já está trazendo resultados, por viabilizar ações investigativas ou ações repressivas imediatas. “O investimento tecnológico se faz de essencial importância, como é o caso dessa instalação do sistema de câmeras, porque através disso conseguimos otimizar a atuação policial em uma base de dados que fica integrada ao Ciosp e acessível a todas as forças de segurança”.
 
O Poder Judiciário contribuiu com cerca de 30% do valor total do custo do projeto, por meio de recursos financeiros oriundos das prestações pecuniárias na Vara de Execução Penal de Cuiabá, liberados via GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária).
 
Os sete pontos de monitoramento se unem a uma rede de aproximadamente 200 câmeras interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Capital, espalhadas pela faixa de fronteira com a Bolívia, rodovia BR-163, divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop e os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Campo Verde e Primavera do Leste.
 
O projeto contou com a parceria e colaboração do Sindicato Rural de Poconé, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), associações de mineradores, sindicatos e Serviço Social do Comércio (Sesc).
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Apoio da Secel me deu a oportunidade de expor meu trabalho para o mundo", afirma empreendedora criativa de MT
Propaganda

MATO GROSSO

Doações para a Casa de Saúde Indígena devem ser entregues no Teatro Zulmira entre os dias 22 e 25

Publicados

em

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), será ponto de arrecadação da campanha MT+Indígena, iniciativa que busca fortalecer o atendimento prestado pela Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Cuiabá. A ação foi incorporada à Gincana 10S da ALMT e mobilizará servidores, colaboradores e a população entre os dias 22 e 25 de junho, das 9h às 17h, no foyer do teatro.

A campanha arrecadará roupas, calçados, brinquedos, livros, materiais de higiene, produtos de limpeza, fraldas e cobertores para atender indígenas que permanecem na capital durante tratamentos de saúde de média e alta complexidade.

Além de contribuir para uma causa social, os participantes da Gincana 10S poderão somar pontos para suas equipes. A pontuação varia entre 50 e 300 pontos, conforme o item doado.

A iniciativa nasceu no âmbito da Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena e agora conta também com o apoio da Secretaria de Integração Social e Cidadania da Assembleia Legislativa e do Programa 10S, também da ALMT. 

Dessa forma, a expectativa é ampliar o alcance da campanha e fortalecer a rede de apoio às famílias indígenas atendidas pela CASAI Cuiabá.

Leia Também:  Parque Estadual da Serra Azul e APA Pé da Serra intensificam monitoramento para evitar incêndios florestais no período de seca

Segundo a presidente da CST da Saúde Indígena, Paloma Passos, a unidade recebe mensalmente centenas de indígenas de diferentes etnias que deixam suas comunidades para buscar atendimento especializado na capital.

“Queremos fortalecer o cuidado e a atenção às famílias que enfrentam um momento de vulnerabilidade, longe de casa e em busca de tratamento de saúde. Essa parceria amplia o alcance da campanha e nos ajuda a transformar a realidade dessas pessoas”, destacou.

Além da arrecadação de itens essenciais, o programa MT+Indígena prevê melhorias estruturais na Casa de Saúde Indígena. Entre as ações planejadas estão pequenas reformas e a implantação de um espaço lúdico para crianças indígenas que permanecem em tratamento médico.

Saúde indígena –Criada em julho de 2025 por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), a Câmara Setorial Temática da Saúde Indígena consolidou um espaço permanente de diálogo entre o Parlamento, lideranças indígenas, instituições públicas e especialistas da área.

Desde sua instalação, a CST tem discutido propostas voltadas à ampliação do acesso à saúde, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento das políticas públicas destinadas aos povos originários de Mato Grosso.

Leia Também:  "Apoio da Secel me deu a oportunidade de expor meu trabalho para o mundo", afirma empreendedora criativa de MT

 

 

Serviço

O quê: Campanha MT+Indígena – arrecadação para a CASAI Cuiabá

Quando: 22 a 25 de junho

Horário: 9h às 17h

Onde: Foyer do Teatro Zulmira Canavarros – Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Cuiabá

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA