CUIABÁ

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres realiza palestras para atualização profissional na 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

Publicados

MATO GROSSO

O Hospital Regional de Cáceres, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza a 1ª Semana da Farmácia Hospitalar, que promove palestras presenciais e virtuais para profissionais da saúde. O evento teve início na segunda-feira (20.1), mas também conta com programações até esta sexta-feira (24.1).

Os interessados podem participar do evento e fazer a inscrição de forma gratuita – clique aqui para se inscrever.

Com o tema “Aprimorar a Excelência e Inovação no Cuidado em Saúde”, a programação busca atualizar profissionais da farmácia hospitalar por meio de palestras, treinamentos de protocolos internos e discussões técnicas com profissionais da área.

A programação também é destinada para outros profissionais de áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros.

O primeiro dia do evento contou com a participação presencial de 56 pessoas, sendo que 93 pessoas participaram no formato online, através do Google Meet.

“O objetivo do evento é capacitar e atualizar os profissionais de farmácia hospitalar, promovendo boas práticas, inovações e estratégias de gestão que aprimorem e segurança do paciente e a qualidade no atendimento hospitalar. Além disso, temos uma programação completa e aberta ao público, com palestrantes profissionais da área. A semana é voltada para o fortalecimento das competências técnicas e estratégicas dos profissionais de farmácia”, destacou o diretor do Hospital Regional, Wellyngton Dolce.

Leia Também:  Sinfra começa a convocar classificados em processo seletivo

Confira a programação para os próximos dias:

• 21.01
Tema: Farmácia Clínica e o Stewardship de Antimicrobianos
Palestrante: Dr. Ruberlei Godinho de Oliveira
Horário: a partir das 19h (horário local)

• 22.01
Tema: Experiências exitosas na redução de eventos adversos relacionados a medicamentos
Palestrante: Dra. Cristiane Henrique Hoscher
Horário: a partir das 19h (horário local)

• 23.01
Tema: Internação medicamentosa
Palestrante: Beatriz Rocha
Horário: a partir das 9h (horário local)

• 24.01
Tema: Conhecendo a Relação Estadual de Medicamentos Hospitalares de Mato Grosso (REMHS)
Palestrante: Dra. Lucí Emília Grzybowski de Oliveira
Horário: a partir das 14h (horário local)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Wilson Santos propõe túnel para travessia segura de capivaras entre Parque das Águas e ALMT

Publicados

em

Já se tornou comum deparar com grupos de capivaras nos gramados e chafariz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os registros frequentemente chamam a atenção de servidores, visitantes e parlamentares, além de renderem imagens curiosas compartilhadas nas redes sociais. Essa presença inspirou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) a propor o Projeto de Resolução nº 428/2024 que prevê a criação de passagens subterrâneas (ecodutos) destinadas à travessia segura de pequenos animais entre o Parque das Águas e a Casa de Leis.

O projeto foi apresentado em 2024 e aprovado em primeira votação no último dia 19 de maio. Ele agora cumpre pauta de cinco sessões para voltar à apreciação do plenário. 

Conforme o parlamentar, a medida vai além da proteção animal e, também, representa um investimento em segurança viária. “Com a aplicação da passagem subterrânea, além da proteção dos animais, especialmente das capivaras, serão evitados diversos acidentes provocados quando motoristas precisam desviar dos animais durante a travessia. Precisamos adotar medidas concretas para preservar a vida animal e oferecer mais segurança à população”, destacou.

Leia Também:  Exemplares de piraputanga e outras espécies de peixes foram apreendidas durante Operação Carnaval

Um dos momentos que mais despertou atenção da população foi quando um grupo de capivaras foi flagrado no chafariz da ALMT como uma verdadeira “piscina”. Enquanto algumas se refrescavam na água, outras aproveitavam a grama do local para se alimentar. A cena reforçou a necessidade de medidas que garantam a convivência harmoniosa entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.

Projeto –A passagem subterrânea deverá ser construída sob a camada asfáltica que separa o Parque das Águas da Assembleia Legislativa, permitindo que os animais realizem a travessia sem precisar cruzar a pista de veículos. A estrutura poderá ser executada em concreto armado, material cerâmico ou outro elemento que apresente resistência e segurança adequadas.

Wilson ressalta ainda que a iniciativa atende a uma preocupação crescente com a preservação ambiental em áreas urbanizadas. Para ele, a instalação das passagens subterrâneas representa uma solução prática e sustentável para reduzir a mortalidade da fauna local e fortalecer a consciência de proteção ao meio ambiente.

Caso aprovada, a proposta poderá transformar a região em uma referência de convivência entre desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação da biodiversidade, garantindo que as capivaras tenham uma rota segura para circular entre os dois espaços.

Leia Também:  Homem é preso pela PM com 112 porções de entorpecentes em Cuiabá



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA