MATO GROSSO
Governo lança evento de empreendedorismo e inovação para moradores de comunidades e periferias de MT
MATO GROSSO
O evento, que ocorre nos dias 7 e 8 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Favela Holding, Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas.
“É um movimento cultural, de economia criativa, que chama a atenção para esse público que sofre com as desigualdades sociais, e que não pode ser ignorado. Fico feliz quando o Governo consegue apoiar esse tipo de iniciativa, porque, mais que um movimento de governo, tem que ser um movimento de sociedade. Precisamos criar oportunidades para as pessoas e a Expo Favela é uma oportunidade que pode mudar vidas”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Anderson Zanovello, presidente da Cufa-MT, explicou que são consideradas favelas os aglomerados que cresceram de forma desordenada e ainda carecem de melhor infraestrutura.
“As pessoas que vivem nesses territórios são grandes empreendedores. São trabalhadores que ganham pouco, então chegam em casa e vão vender lanche, fazer entrega, ou seja, pessoas empreendedoras e que precisam de iniciativas que os apoiem”, ponderou.
Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o evento foi pensado para dar mais visibilidade e acelerar o crescimento dos empreendedores dessas comunidades.
“Queremos dar oportunidade para os talentos que temos nessas comunidades, para que eles alavanquem seus negócios e ideias. É com essa premissa que queremos expandir essas iniciativas, para que a gente alcance mais pessoas, mais famílias e negócios criativos, para que, tanto economicamente quanto socialmente, possamos melhorar a condição de vida nas nossas periferias”, afirmou.
Além das exposições, o Expo Favela terá em sua programação diversas palestras, workshops, mentorias, cursos, debates e rodadas de negócios.
Representante do segmento da Cultura, o deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado em iniciativas que busquem a valorização e o desenvolvimento das comunidades.
“O Governo do Estado tem que fortalecer as iniciativas que geram oportunidade, que dão esperança, e a Expo Favela é um projeto conectado com a realidade e que dá o que falta para a nossa gente, que é oportunidade. A cultura, assim como o esporte, é um fator de transformação social, e, quando o poder público estadual incentiva, participa lado a lado, a gente mostra que existe uma sintonia no Estado em busca de solucionar o problema do nosso povo”, disse.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, mais de 600 interessados se inscreveram para a exposição e 60 deles serão selecionados. Desses, 10 também terão a oportunidade de participar da Expo Favela nacional. O evento ainda prevê que os 10 melhores expositores nacionais participarão de um reality show no programa “É de Casa”, da Rede Globo.
Para Jan Moura, a iniciativa é a materialização das políticas públicas de cultura e economia criativa desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso.
“Entendemos que cultura também gera renda, emprego e pode ser um divisor de águas na vida de muitas pessoas, por isso é muito importante pensarmos além, a cultura como instrumento para que as pessoas consigam viver, como no movimento da economia criativa”, comentou.
Solenidade
Também participaram do lançamento do evento o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o secretário adjunto de Esporte, David Moura, a defensora pública-geral do Estado, Maria Luziane Castro, representantes do Sebrae, Cufa-MT e TV Centro América.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 1.092/2025 para denominar a ponte ferroviária sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, como “Ponte Ferroviária Governador Carlos Gomes Bezerra”. A iniciativa reconhece a contribuição do ex-governador para o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, agricultura, educação e transporte.
Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou a trajetória política de Carlos Bezerra, nascido em Chapada dos Guimarães, e a sua atuação em defesa de trabalhadores rurais e de famílias que enfrentavam conflitos agrários pela posse da terra. “Essa é uma justa homenagem que este Parlamento faz a um filho de Chapada dos Guimarães, professor, advogado. Atuou em toda a região sul, sudeste e no Araguaia, defendendo os posseiros, os meeiros, aqueles que o Estado, infelizmente, não dava a devida cobertura”, relatou.
Carlos Bezerra iniciou a sua trajetória política na década de 1970 e ocupou diferentes cargos públicos, entre eles deputado estadual, deputado federal, prefeito de Rondonópolis, governador de Mato Grosso e senador da República. Para Wilson Santos, a sua passagem pelo governo estadual, entre 1987 e 1990, foi marcada por transformações importantes para a população mato-grossense.
“Ele também foi líder do movimento estadual de Cuiabá, foi deputado estadual em 1974, depois foi eleito federal em 1978, prefeito de Rondonópolis em 1982, governador em 1986 até 1990. Fez profundas transformações e melhorou muito a vida das pessoas”, ressaltou.
Entre as ações destacadas pelo deputado estão a descentralização dos serviços de saúde, com a construção dos primeiros hospitais regionais do Estado, a implantação de mecanismos de gestão democrática na rede pública de ensino e os investimentos em saneamento básico. “Foi o primeiro governador a tratar em saneamento básico, a fazer a primeira estação de esgoto e ainda é a maior de Cuiabá e, também, levou rede de esgoto para outras cidades”, declarou.
O parlamentar também lembrou as medidas adotadas por Bezerra para enfrentar os conflitos agrários em Mato Grosso. Segundo ele, a decisão de restringir a atuação policial nessas situações e priorizar a negociação contribuiu para reduzir a violência no campo. “Na área do campo, por meio de um decreto, proibiu a atuação da polícia no campo onde havia conflitos, trazendo para a mesa de negociação, para que a razão e a civilização resolvessem esses conflitos agrários de Mato Grosso. Diminuiu sobremaneira as mortes no campo de Mato Grosso”, lembrou.
A ponte ferroviária sobre o rio Vermelho está situada em Rondonópolis, município estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a integração logística de Mato Grosso com outros mercados. A proposta destaca que a infraestrutura ferroviária representa um dos símbolos do desenvolvimento econômico da região sul do Estado e a atribuição do nome de Carlos Gomes Bezerra busca associar essa estrutura à trajetória pública do ex-governador e à sua atuação política em favor do desenvolvimento regional.
Ao defender a homenagem, Wilson Santos ressaltou a importância de reconhecer publicamente a contribuição de lideranças que marcaram a história política estadual. “E, sem dúvida, foi um governador que deixou saudades em Mato Grosso. No próximo 4 de novembro, ele completará 85 anos. Eu tenho certeza que essa homenagem no Parlamento, onde começou a sua carreira política, é uma justa homenagem a um ex-membro titular da Casa, que fez uma das mais completas biografias na política mato-grossense. Agradeço aos colegas que depositam ao Carlos Bezerra esse voto de confiança”, concluiu Wilson Santos.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES6 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES6 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA4 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas


