CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo entrega SES 25 novos carros para unidades de saúde da SES

Publicados

MATO GROSSO


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), entregou nesta, quinta-feira (24.03), 25 novos carros para a composição da frota oficial das unidades de saúde ligadas à pasta.  

“Além de trabalhar na modernização das estruturas físicas das unidades de saúde, a atual gestão da SES, com o irrestrito apoio do governador Mauro Mendes, também investe na infraestrutura de transporte para a mobilidade e melhor assistência aos profissionais que atuam na pasta”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A entrega simbólica ocorreu durante a premiação do programa Imuniza Mais MT, realizada no Palácio Paiaguás.

A gestão aderiu a uma ata de locação de 25 veículos S10 zero quilômetro, que auxiliarão a rotina dos Escritórios Regionais de Saúde e demais unidades ligadas à SES.

A modalidade de locação busca promover a economicidade do recurso público, tendo em vista que os automóveis podem se deteriorar rapidamente e gerar altos custos de manutenção.

Nesta modalidade de locação, a empresa fornecedora deve assegurar o bom estado dos veículos durante todo o período de prestação do serviço.

Leia Também:  Suspeito é preso pela PM por tentativa de homicídio contra irmão de sua esposa
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Suspeito é preso pela PM por tentativa de homicídio contra irmão de sua esposa

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Comarca de São José dos Quatro Marcos desenvolve ações da Justiça Restaurativa com estudantes

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA