MATO GROSSO
Governo de MT entrega reforma de escola em Primavera do Leste: “ficamos mais felizes e motivados”, afirma aluna
MATO GROSSO
“A educação em Mato Grosso passa por um momento de transformação que vai muito além de infraestrutura. Estamos entregando novas escolas, melhorando os ambientes e aportando tecnologia. O que me deixa mais empolgado é que os professores e profissionais da Educação compraram essa nova metodologia de trabalho e se sentem mais felizes e respeitados”, destacou o governador Mauro Mendes, na ocasião.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a importância de investir em infraestrutura de qualidade e oferecer espaços com ambientes climatizados, equipados e inclusivos aos estudantes.
“Essa unidade ficou parada por muitos anos, e está sendo entregue depois de muito trabalho e de uma atenção especial que o governador tem com educação. É um trabalho em equipe, que vai contribuir com a nossa meta de colocar a educação de Mato Grosso entre as melhores do país”, afirmou.
A reforma na unidade abrange 14 salas de aula, sala de multimídia, laboratório de informática, quadra poliesportiva, vestiários, instalações administrativas, biblioteca, cozinha, refeitório e sanitários. A escola também recebe novos equipamentos, como Chromebooks e Smart TVs, para auxiliarem no desenvolvimento dos estudantes em sala de aula.
O prefeito da cidade, Leonardo Bortolin, reforçou o apoio do Governo do Estado, contribuindo com a educação no município em regime de colaboração.
“Essa é uma data muito importante, uma reforma que começou há 10 anos, com diversos problemas e paralisações nas obras. Somente na gestão do governador Mauro Mendes a obra foi tida como prioridade, e a escola reformada e ampliada. Isso prova que o regime de colaboração funciona em Primavera do Leste”, afirmou.
Segundo o diretor da escola, Cássio João Lourenço, o antigo prédio da unidade não oferecia o suporte necessário aos mais de 730 estudantes.
“A nossa comunidade tem um núcleo de estudantes comprometidos com a Educação, e que agora, graças aos esforços do governador, poderão se dedicar ainda mais aos estudos, com a renovação completa de todos os ambientes. É um sonho antigo que se torna realidade”, manifestou.
Mais estrutura
Para a jovem Thaylla Nascimento Dias, estudante do 9° ano C, os novos aparelhos de ar condicionado vão possibilitar que as aulas sejam muita mais agradáveis.
Já Ana Júlia Hoeckeler, do 8° ano B, contou que o espaço arborizado e os ambientes amplos deixam a escola mais aconchegante. “Nós ficamos muito mais felizes e motivados estudando em um ambiente completo e, agora, temos ferramentas tecnológicas que contribuem para o nosso aprendizado”, disse, se referindo aos chromebooks e smart TVs entregues.
Flávio Araújo Silva, também aluno do 8° ano B, comemorou a entrega da quadra poliesportiva e afirmou que as aulas de Educação Física serão mais completas e divertidas, permitindo que os estudantes pratiquem vários esportes. “Agora temos espaços que vão contribuir para o nosso desenvolvimento dentro e fora da sala de aula, tornando muito mais prazeroso vir pra escola”, pontuou.
Participaram da entrega da unidade escolar a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o deputado estadual Dilmar Dalbosco, a secretaria de Estado de Comunicação, Laice Souza, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto Roveri, o presidente da MT Par, Wener Santos, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Corrêa Mendes, e outras autoridades.![]()
Entrega de notebooks
Durante o evento, o governador e o secretário de Educação realizaram a entrega 337 notebooks para a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, para a execução do programa Alfabetiza MT. Ao todo, foi investido mais de R$ 1,5 milhão nos equipamentos para auxiliar o profissional da educação na execução de suas atividades dentro e fora da sala de aula.
Assinatura de convênio
O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Educação também ficaram convênio para a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental IV, com investimentos de mais de R$ 10 milhões. A unidade terá uma estrutura composta por 26 salas de aula, recepção, vídeo maker, biblioteca, quadra poliesportiva, dependências administrativas e refeitório.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova projeto que amplia transparência e controle das emendas parlamentares
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, em primeira votação, durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), o Projeto de Resolução 748/2026 , de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que altera dispositivos do Regimento Interno da Casa para adequar o processo legislativo orçamentário às diretrizes de transparência, rastreabilidade, admissibilidade e controle das emendas parlamentares, em conformidade com os parâmetros federais de governança orçamentária.
A proposta modifica e acrescenta dispositivos ao Anexo I da Resolução 677/2006, fortalecendo os mecanismos de acompanhamento e fiscalização das emendas parlamentares e ampliando a transparência na destinação e execução dos recursos públicos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Podemos), destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Parlamento mato-grossense com a transparência e a correta aplicação dos recursos destinados à população.
“Esse projeto de Resolução dos deputados vem para melhorar a transparência, a rastreabilidade, a disponibilização das informações e o controle das emendas parlamentares. As emendas são um instrumento importante para o Parlamento e para que pequenas obras e investimentos cheguem principalmente aos municípios mais distantes. A Assembleia Legislativa não se furta de trabalhar todos os meios e de todas as formas para dar transparência, rastreabilidade, segurança e cuidado com o dinheiro público”, afirmou Russi.
O presidente também ressaltou o consenso em torno do PR 748/2026 que segue para segunda votação em plenário. Próxima sessão convocada para dia 10 de junho.
“Parabenizo todos os deputados pela aprovação unânime desse projeto, que demonstra o compromisso desta Casa com a transparência e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, completou.
O deputado Júlio Campos (União) afirmou que a proposta adequa a legislação estadual às exigências de transparência estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a execução das emendas parlamentares.
“Essa proposta atende às determinações do Supremo Tribunal Federal e fortalece a transparência na liberação e execução das emendas parlamentares no orçamento do Estado de Mato Grosso”, explicou.
Segundo Júlio Campos, a medida permitirá que a sociedade acompanhe com mais clareza a destinação e a aplicação dos recursos indicados pelos parlamentares. Lembrou ainda que as emendas impositivas representam importante instrumento para atender demandas dos municípios, instituições e organizações que prestam serviços à população.
“Há quem critique as emendas parlamentares, mas elas são fundamentais para levar investimentos aos pequenos municípios e apoiar instituições sérias que realizam um trabalho relevante. O Parlamento precisa ter o direito de participar da construção do orçamento [estadual] e de apresentar emendas que beneficiem diretamente a população. Com esse projeto, damos mais um passo para garantir transparência e segurança na aplicação desses recursos”, concluiu.
Sobre a execução das emendas parlamentares, o deputado Carlos Avallone (PSDB), afirmou que a expectativa é de avanço significativo nos próximos dias, especialmente em relação aos recursos destinados à saúde.
“Todas as demandas da saúde já foram encaminhadas para a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Isso representa mais de 50% das emendas parlamentares deste ano. Como a maior parte desses recursos é transferida na modalidade fundo a fundo, a tendência é que a partir da próxima semana tenhamos um aumento expressivo na execução das emendas. Eu mesmo já recebi a confirmação de que minhas indicações na área da saúde foram encaminhadas. Ainda não foram liberadas nem empenhadas, mas a expectativa é de um crescimento substancial nos pagamentos nos próximos dias”, afirmou Avallone.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu1 dia atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
ESPORTES6 dias atrásTV Brasil transmite Flamengo X São Paulo


