CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT entrega novas pistolas Glock; policiais militares terão a própria arma

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso entregou 2.600 pistolas para a Polícia Militar, em solenidade realizada nesta sexta-feira (26.05), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. As novas armas, que reforçarão as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, são pistolas de calibre .9mm da fabricante austríaca Glock, consideradas as mais modernas no mercado, e representam investimento de R$ 5,7 milhões.

O governador Mauro Mendes destacou que a compra dos novos materiais faz parte da modernização de equipamentos e armamentos que o Governo do Estado vem realizando ao longo dos últimos quatros anos, proporcionando melhor qualidade na segurança pública do Estado.

“Finalizamos mais uma entrega, modernizando nossas estruturas, equipamentos e armamentos das nossas forças de segurança. Estamos aqui há quatro anos e são inúmeras as melhorias em diversas áreas, assim como na Segurança. Antigamente recebíamos pistolas doadas e hoje temos aquisições próprias, e podemos bater no peito e dizer que as forças de segurança de Mato Grosso são as mais equipadas do Brasil”, comemorou o governador.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Correa Mendes, ressaltou que, com as novas armas, cada policial militar terá em mãos uma pistola para cautela permanente, permitindo a atuação e defesa da segurança pública com maior agilidade e eficácia.

“Essas 2,6 mil armas entregues hoje para as unidades de Cuiabá e Várzea Grande fazem parte de um total de mais de 6 mil armas que serão entregues para todo o Estado, para que o polícial tenha em mãos sua própria pistola, com cautela permanente, para desempenhar seu trabalho. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes pelo empenho e investimento na segurança pública, que atingiu um marco muito grande de ser, hoje, uma das mais equipadas do país”, completou.

Leia Também:  Crédito Fiscal e Recuperação judicial são temas de palestra em evento do Agronegócio

As armas serão destinadas aos efetivos pertencentes ao 1º e 2º Comandos Regionais, sediados em Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente, além do Comando de Policiamento Especializado, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, enfatizou a importância que o Governo do Estado tem dedicado à área.

“Estamos na terceira entrega do ano para a segurança pública e isso demonstra o quanto o governo está empenhado com a categoria, pois agora cada policial terá o seu equipamento próprio e isso fará um grande diferencial. Esse é mais um grande investimento e estaremos sempre dispostos para atender aos cidadãos de Mato Grosso”, afirmou.

O deputado federal e ex-comandante-geral da PMMT Coronel Assis parabenizou o governador Mauro Mendes e destacou que a compra de novas armas e materiais só é possível devido ao compromisso do Governo com a eficiência da administração pública e continuidade de trabalho.

“É muito gratificante poder estar nesta manhã e ver a entrega dessas pistolas aos nossos policiais, que antes tiravam dinheiro do bolso para poder comprar uma arma e hoje terão a sua própria, graças ao Governo do Estado. O governador adquiriu e entregou para todos os militares armas modernas e padronizadas, resultando também na economia em capacitação e duração do armamento, que pode durar até 26 anos a mais do que atualmente”, ressalta.

Leia Também:  Inscreva-se para webinário sobre o tema "As grandes empresas e as mediações"

O deputado estadual e sargento da reserva remunerada Elizeu Nascimento ressaltou que o governador Mauro Mendes atendeu a luta da Polícia Militar em ter novas armas e equipamentos.

“O Governo do Estado trouxe muitos investimentos, que possibilitaram a compra dessas novas armas. Isso é resultado do trabalho do nosso governador, que tem um compromisso forte com a segurança pública do Estado”, finalizou.

Modernização
Ainda na cerimônia, o governador Mauro Mendes realizou a entrega de uma nova pistola para o soldado Namesses Alves Cabral, que aposentou seu revólver antigo de calibre .38. O policial atuou na Operação Canguçu, diretamente no enfrentamento aos bandidos que atacaram a cidade de Confresa no dia 9 de abril.

“A modernização do equipamento é muito importante para nós, policiais, e agora, com essa nova arma e com cautela própria, nós poderemos ter um trabalho muito mais ágil e efetivo, em qualquer lugar do Estado”, avaliou o soldado Alves Cabral.

Além das armas novas, o Governo do Estado também entregou 130 mil munições para a Polícia Militar.

Estiveram presentes no evento os secretários de Estado Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo); o diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada; os deputados federais, coronel Assis e Fábio Garcia; o deputado estadual Elizeu Nascimento; o comandante da 13º Infantaria de Cuiabá, general Kurt Everton Werberich; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges; a comandante-adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves, além de demais autoridades militares e civis.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Vice-diretora da Esmagis prestigia curso sobre contratos de gestão com organizações sociais na saúde

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Desenvolve MT explica o que é importante saber na hora de solicitar o crédito

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA