CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT entrega mais de R$ 18 milhões em investimentos para fortalecimento da agricultura familiar

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso entregou  nesta segunda-feira (13.03) 159  veículos, equipamentos e máquinas para fomentar a agricultura familiar no Estado, que vão beneficiar diretamente associações, aldeias e comunidades de 70 municípios. A entrega foi feita pelo governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, e secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, aos prefeitos e representantes dos produtores. Mais de R$18,4 milhões foram investidos para essa entrega, com recursos próprios e emendas parlamentares.

Foram entregues 12 caminhões 12 m, duas carretas basculante, uma carreta para microtrator, três encanteiradores, três enxadas rotativas, quatro escavadeiras hidráulicas, uma grade 14×26, 17 Hilux,  dois misturadores de ração, nove perfuradores de solo, 12 plantadeiras adubadeiras, cinco plantadeiras de mandioca, 44 resfriadores de leite de 1000 litros, 30 resfriadores de leite de 500 litros, três roçadeiras frontais, três roçadeiras hidráulicas e oito tratores 100 CV. 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que essa é uma entrega muito relevante, pois é para a agricultura familiar, atividade realizada por milhares de famílias em todo o Estado, distribuídas nos 141 municípios. “Nos últimos quatro anos nós fizemos muita coisa, comprando equipamentos, comprando vários tipos de utensílios para a agricultura familiar. Essa entrega de hoje é um salto nos compromissos que tínhamos feito com prefeituras e produtores”.

Durante o discurso, o governador reforçou a importância de se ter políticas públicas para fomentar a agricultura familiar e anunciou que agora é hora de dar um passo um pouco diferente no setor. “Dar máquina, dar trator, é ótimo. Mas nós precisamos pensar na agricultura familiar de uma forma diferente, olhando para nossas cadeias produtivas, ver o que é preciso para serem fortalecidas e ajudá-las a se tornar em polos de produção. Esse tem que ser nosso maior foco”, ressaltou.

Leia Também:  Força Tática prende trio por tráfico de drogas e recolhe 34 porções de maconha

Conforme a secretária Teté Bezerra, os investimentos que o Governo oferece, com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, auxiliam, aperfeiçoam e ampliam a produção, que tem como consequência a diminuição do tempo de execução em várias etapas do processo produtivo, além do ganho em eficiência. “É a tecnologia contribuindo para aumentar a produtividade”, frisou.

O senador Jayme Campos pontuou que a agricultura familiar é uma grande força da economia brasileira e que é preciso ter incentivos para dar aos produtores dignidade, cidadania e possibilitar que eles tenham renda própria. “Essas ações que o Governo de Mato Grosso tem feito, não só com recursos próprios, mas com parcerias com a nossa bancada federal e deputados estaduais, têm permitido o grande investimento que tem sido feito em nosso Estado”, disse.

Para o deputado federal Fábio Garcia, essa entrega mostra que o Governo está no caminho certo valorizando os agricultores familiares. “Um estado vocacionado ao campo como Mato Grosso obviamente não pode deixar de olhar para a agricultura familiar de pensar a melhor distribuição de renda do campo”, frisou.
 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, elencou as ações realizadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos para a agricultura familiar e destacou a relevância de iniciativas como a regularização fundiária e distribuição de insumos agrícolas. “O próximo passo agora é  trabalhar para criar uma estrutura sustentável para o produtor se desenvolver.  É isso que nós queremos e essa vai ser a grande mudança que o Governo vai deixar para esse estado para os produtores da agricultura familiar”, falou Botelho.

Leia Também:  Três pessoas são presas com drogas e armas de fogo em Várzea Grande

Representando todos os prefeitos que foram contemplados, o prefeito de Várzea Grande,  Kalil Baracat, lembrou que uma das metas do atual Governo é fazer mais pelo social, investindo em moradias e na agricultura familiar. “Parabenizo o senhor por isso, por ter recuperado as finanças do Estado para poder trabalhar com um olhar para o Social”, falou o prefeito.

A solenidade de entrega aconteceu na Central de Abastecimento de Agricultura Familiar de Várzea Grande. Também estiveram presentes  os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação),  coronel PM César Augusto de Camargo Roveri (Segurança Pública), tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos (Gabinete do Governador); os deputados estaduais Thiago Silva, Max Russi, Dr. João; o presidente da Empaer-MT, Renaldo Loffi; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entre outras autoridades e representantes dos produtores rurais.

 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  “Morávamos na zona rural, utilizávamos o mesmo transporte escolar e nos tornamos amigos”, lembra noiva

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Força Tática prende trio por tráfico de drogas e recolhe 34 porções de maconha

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA