MATO GROSSO
Filme sobre Tereza de Benguela inicia filmagens em MT e terá Zezé Motta interpretando a personagem
MATO GROSSO
O filme “Somos Tereza”, que conta a história de uma das mais importantes líderes quilombolas do Brasil, está sendo gravado em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá). Viabilizado pelo edital Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o longa-metragem terá a renomada atriz Zezé Motta interpretando Tereza de Benguela.
“Somos Tereza” relata a história da líder quilombola a partir das mulheres vilabelenses e do imaginário delas sobre a personagem, transitando entre o documentário e o ficcional. Em cena também estarão outras mulheres da comunidade. A atriz Zezé Motta participa das gravações entre os dias 24 e 29 de março.
Berço da resistência comandada por Tereza por volta de 1700, Vila Bela da Santíssima Trindade recebe a produção do filme, que também dá destaque aos atrativos turísticos do município. Entre os locais previstos nas filmagens estão o rio Guaporé, Cânion do Jatobá, a ruína da Matriz, no centro da cidade, e outros.
Antes do início das filmagens, a produção do longa-metragem ainda promoveu oficinas culturais gratuitas para os moradores de Vila Bela. Os cursos contemplaram teatro, dança africana, percussão, tranças e iniciação ao documentário.
“Ao todo foram ofertados mais de 70 horas de minicursos durante uma semana com o envolvimento de pelo menos 100 participantes diretos e indiretos. Com isso reforçamos o compromisso com a comunidade local, garantindo que a narrativa seja construída junto de quem carrega esse legado”, destaca a diretora Danielle Bertolini.
A direção do filme é dividida também com Oz Ferreira, que junto com Danielle Bertolini ,reforça o fazer coletivo de “Somos Tereza”. Além delas, a equipe do longa é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses e por alguns integrantes de outros Estados do Brasil.
“Somos Tereza” é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas e financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Cinemotion de Produção Audiovisual promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
(Com informações da Assessoria)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE6 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


