MATO GROSSO
Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural movimenta Festival de Pesca de Cáceres
MATO GROSSO
Aberta na noite desta terça-feira (04.07), a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) movimentou o público que visitou o espaço montado no Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Prefeitura Municipal, além do apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Para Clara Machado, 32 anos, natural de Brasília e com familiares vivendo em Cáceres, o espaço da Feaftur é um grande diferencial desta edição. “Sempre combinamos nesta época do ano estar na cidade que fica com uma energia diferente não só pela festa, mas pelas pessoas que participam. Ao perceber a feira foi uma grande surpresa e a diversidade de produtos é um chamariz”.
Opinião semelhante à de Antônio Clarindo de Jesus, 55 anos, que estava com a esposa e os três filhos. Natural de Cáceres, disse que gostou muito de ver tantos expositores comercializando vários produtos da agricultura familiar. “Nasci na roça e sempre vi meus pais e avós com muito sacrifício lidando com os serviços do campo e ainda ter que vender alguns produtos para fazer renda em casa e conseguir pagar as contas. Ter a oportunidade de comprar um mel, uma castanha, frutas, bolos e até carnes é um grande privilégio. Recomendo a todos que passarem pela Fipe conhecer o espaço da Feaftur, está muito bonito e organizado”.
Com a mesma animação ficou o expositor Alex Lopes Yung, que produz licores e cachaça artesanal. Ele fechou a noite com a venda de 30 garrafas de licores e 50 de cachaças. “Todas as expectativas foram superadas. Não imaginava que por ser o primeiro dia, o movimento seria tão grande. Ainda faltam cinco dias e estamos muito animados e agradecidos pela oportunidade”.
Sebastião de Moraes, da Fábrica de Doces Campo Alegre de Nossa Senhora do Livramento, também ficou animado com as vendas. “Vendemos bem no primeiro dia e estamos contentes com a receptividade do publico”.
O secretário em exercício da Seaf, Clovis Cardoso, e o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, acompanharam a prefeita Eliene Liberato Dias, durante a visita no espaço. “Parabenizo a todos os envolvidos que oportunizaram este magnífico espaço da agricultura familiar. Ficou muito bonito e agradável tanto para os expositores quanto para quem visita. A Fipe que é uma referência internacional só tem a ganhar com a Feaftur e sua diversidade de expositores”.
Clovis destacou o compromisso do Governo do Estado em fomentar as cadeias produtivas de Mato Grosso. “É um momento que unimos forças no objetivo de oportunizar aos agricultores de comercializar seus produtos, além de dar visibilidade a duas importantes pastas, a Seaf e a Empaer”.
Para o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, é um momento de festa com o envolvimento de toda equipe da Empaer e da Seaf que não mediram esforços para deixar tudo pronto. “Ter a oportunidade de ver o resultado é importante. Conversar com os expositores e sentir que estão empolgados e tendo a oportunidade de vender seus produtos”.
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Gonçalves Pereira Netto, do deputado estadual Valmir Luiz Moretto, do coordenador geral do Fipe, Cláudio Donatoni, representantes da Marinha do Brasil, Exército, forças da segurança estadual, entre outros.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES4 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES4 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES4 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
ESPORTES4 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


