MATO GROSSO
Evento contará com apresentações de integrantes do MPMT
MATO GROSSO
Promotores e promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso vão realizar apresentações no XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, que inicia nesta quarta-feira (23) e se estenderá até sexta (25), em Fortaleza. Este ano, o evento tem como tema “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia”. O Congresso é uma realização da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
De acordo com a programação, dia 23, às 17h20, haverá a apresentação da tese “A teoria objetivo-formal na tentativa e a proibição da proteção deficiente”, trabalho elaborado pelos promotores de Justiça Renee do O Souza e Luiz Fernando Rossi Pipino. A explanação ocorrerá na sala Mercado Central. Às 17h40, no mesmo local, o promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais abordará o tema “O Tribunal do Júri como instituição de garantia do direito à vida”.
Também na quarta-feira (23), às 18h, na sala Praça do Ferreira, a promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Sant’Ana Cardoso falará sobre “Estratégias para a igualdade de gênero no Ministério Público Brasileiro”. Na quinta-feira (24), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente apresentará o Projeto Reconstruindo Sonhos.
No dia 25, às 14h, o promotor de Justiça em Mato Grosso Antônio Sérgio Cordeiro Piedade ministrará o tema “O garantismo penal integral e a defesa da vida”, no Painel 10, na sala Mercado Central. Ainda na sexta-feira (25), às 14h30, o jurista Valério de Oliveira Mazzuoli abordara o tema “O Ministério Público e o Controle de Convencionalidade”, obra elaborada em conjunto com os promotores de Justiça em MT Marcelle Rodrigues da Costa e Faria e Kledson Dionysio de Oliveira.
O EVENTO – A programação do evento conta com a presença de autoridades nacionais e personalidades relevantes da carreira. O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, o procurador-geral da República, Augusto Aras e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, são alguns dos nomes de destaque.
Além de palestras e painéis, os participantes discutirão teses científicas enviadas durante a etapa de inscrição.
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
ECONOMIA5 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


