CUIABÁ

MATO GROSSO

Escuta social realizada por projeto recebe mais de 1500 respostas

Publicados

MATO GROSSO

Desenvolvido no município de Sorriso, distante 395 Km de Cuiabá, o projeto Cidadão com Voz e Vez completa três anos de existência com diversas ações e serviços prestados. De acordo com o relatório elaborado pela coordenação do projeto, foram promovidos 14 colóquios sobre democracia participativa, 23 reuniões para resolução de problemas estruturais no âmbito extrajudicial, capacitações de grêmios estudantis, de presidentes de bairros e de Conselhos de Direitos, além de seis mutirões nos bairros mais populosos da cidade. A escuta social lançada pelo projeto já recebeu 1.576 respostas.

O idealizador da iniciativa, promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, explica que o projeto teve início com a elaboração e aplicação de questionário online para escuta social ampliada com intuito de identificar problemas relacionados à prestação de serviços públicos e as obras reivindicadas em cada bairro. Na sequência, foi criado um perfil no Instagram para divulgação dos mecanismos de democracia participativa e sobre a importância da sua utilização. Desde então, o espaço vem sendo utilizado para divulgação das ações do projeto e vídeos sobre o exercício da cidadania.

Leia Também:  Gilberto Figueiredo prestigia Festival de Pesca em Carlinda e faz "adesivaço" na Capital

“Paralelo a estas ações, também realizamos os colóquios para transmitir informações sobre os mecanismos de democracia participativa e estimular a sua utilização. Os eventos foram realizados em parceria com várias instituições de ensino e o total de participantes dos colóquios superou 500 pessoas entre estudantes e professores”, ressaltou o promotor de Justiça.

Nos colóquios, segundo ele, foram repassadas informações sobre orçamento municipal, percentagem de cobertura da população pela estratégia de saúde da família, fila de espera por vaga em creche, falta de equipamentos públicos em bairros e regiões da cidade, dentre outras temáticas.

“Ao final dos colóquios, foi aplicado o questionário de escuta social contendo questões sobre vários temas. Esse questionário permitiu que fossem identificadas as obras prioritárias reivindicadas pela população em cada bairro da cidade e possibilitou que fossem detectados problemas estruturais com relação à oferta de serviços públicos municipais e estaduais”, acrescentou.

Mais resultados – Os problemas identificados por meio da escuta social foram tratados em 15 Termos de Ajustamento de Conduta celebrados com o município. Os acordos contemplam reforma e melhoramento de unidades de saúde, de ambulatório médico, do laboratório municipal, investimento na estruturação do Procon municipal, construção e instalação do Centro de Reabilitação, entre outras iniciativas. Além dos TACs firmados, após a aplicação do questionário online de escuta social ampliada também foram propostas 13 ações civis públicas estruturais.

Leia Também:  Bombeiros resgatam teiú que estava dentro de empresa em Campo Verde

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia investiga acidente com asa-delta que deixou dois mortos no Rio

Publicados

em

A Polícia Civil investiga o acidente com uma asa-delta que deixou dois mortos nesta segunda-feira (2), na cidade do Rio de Janeiro. O equipamento de voo se chocou com o solo, na praia de São Conrado, na zona sul da cidade, com duas pessoas a bordo: Luis Eduardo Rodrigues dos Santos e de Adrian Guillermo Arismendi.

De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia da Gávea (15ª DP) ouvirá testemunhas do incidente. Além disso, a asa-delta passará por perícia.

As duas vítimas chegaram a ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros, mas ambas estavam em situação grave, com parada cardiorrespiratória.

No Hospital Municipal Miguel Couto, as equipes médicas ainda tentaram salvá-los, mas eles não resistiram, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A praia de São Conrado funciona como uma pista de pouso para as asas-deltas que partem do alto da Pedra Bonita, muitas delas em voos duplos.



COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA