CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola de Governo abre inscrições para curso de Planejamento Pedagógico

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, abre inscrições para o curso de Instrumentos de Planejamento Pedagógico. A qualificação será realizada na modalidade Ensino à Distância (EaD), e, ao todo, serão ofertadas 35 vagas.

O curso possui carga horária de seis horas e tem como público-alvo os servidores do Poder Público Estadual que já atuaram, atuam ou pretendem atuar como facilitadores em cursos da Escola de Governo.

O coordenador de Gestão Educacional e facilitador do curso, Adriano Sabino Gomes, explica que a qualificação busca apresentar os instrumentos de planejamento pedagógico da Escola de Governo, além de discutir a aprendizagem por competência e avaliação de aprendizagem que são elementos fundamentais para o processo do ensino.

“A escola de Governo organiza os cursos buscando atender as necessidades de capacitação encaminhadas pelos órgãos e autarquias do Poder Executivo. Nesse sentido, é fundamental fazer um bom planejamento pedagógico, buscar novas metodologias e pensar em conteúdos relevantes. Esse curso surge da necessidade de organizar os instrumentos pedagógicos da escola, da discussão sobre aprendizagem por competência e a avaliação da aprendizagem”, finaliza.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência

Os interessados têm até o dia 28 de agosto para se inscrever. As aulas ocorrerão das 8h30 às 11h30, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Para se inscrever clique AQUI.

Sobre o facilitador

Adriano Sabino Gomes possui graduação em Matemática e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Organização Escolar, atuando principalmente com as seguintes temáticas: educação, gestão escolar, formação continuada, gestão democrática, planejamento, administração e organização escolar. Tem experiência na docência em matemática para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio da educação básica. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadoria de Gestão Educacional na Secretaria Adjunta da Escola de Governo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  TJMT nega liberdade a homem acusado de sequestrar e torturar casal no interior do Estado

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Deputado Dilmar Dal Bosco comemora abertura da licitação para duplicação da MT-140

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA