CUIABÁ

MATO GROSSO

Equipe da Sema analisou 196 Cadastros Ambientais Rurais durante o Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) analisou 196 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) durante o Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá, que aconteceu na 55ª Expoagro, na última semana, em Cuiabá. No total, foram atendidos 76 produtores rurais e responsáveis técnicos para dúvidas e questionamentos quanto às pendências de um ou mais CARs que estão em análise pela Sema.

O mutirão foi organizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá e a Sema foi uma das instituições participantes com o Simcar em Campo. Também foram parceiras a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

Um dos atendidos durante o evento foi o proprietário de uma área em Poconé (104 km de Cuiabá), Cleto Reus. Ele conta que logo que foi anunciado o atendimento da Sema a notícia se espalhou nos grupos de WhatsApp que ele faz parte. Diante da oportunidade, ele veio conferir qual a situação do CAR da propriedade que a sua família mantém há 54 anos no Pantanal.

“Aqui o atendimento foi maravilhoso. Faz tempo que eu não mexia com o CAR da minha família e aproveitei para saber como está. Agora vou dar andamento na atualização que for necessária”, afirmou.

Leia Também:  Megaoperação da Polícia Civil cumpre 224 mandados contra integrantes de organizações criminosas

O produtor Milton Aparecido Ribeiro de Oliveira fez questão de levar para casa o certificado de atendimento no mutirão. Em 2017, ele fez o CAR da sua propriedade, localizada em Rosário Oeste. “Parabéns à Sema pelo evento, e por esta oportunidade ímpar de tirar as dúvidas, fazer as reclamações, elogiar. Aqui foi a minha chance de sentar com um técnico e ser atendido, olho no olho, e ouvir dele o que está ocorrendo. Tem muitas coisas que se o produtor estiver atento consegue resolver com mais facilidade”, destacou.

Atualmente, mais de 137 mil propriedades rurais estão registradas no Simcar e mais de 68 mil cadastros já foram analisados pela equipe de técnicos da Sema. Destes, mais de 24 mil apresentaram pendências e aguardam complementação do interessado.

Foram atendidos os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Programação

Dez analistas de Meio Ambiente da Sema participaram do mutirão com o projeto Simcar em Campo, com objetivo de fazer a aproximação com o produtor e explicar quais as pendências devem ser sanadas para dar celeridade na validação do CAR.

Leia Também:  Samu participa de simulação de incidente com múltiplas vítimas

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto, realizou palestra de abertura do Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá com o tema “Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural”, ressaltando a importância do produtor rural acompanhar as etapas e prazos do processo de regularização ambiental.

Luciane Bertinatto também participou de uma palestra sobre cadeia produtiva, coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
“Agricultura familiar hoje é a que mais gera emprego e renda. Tudo que temos em nossa mesa pode ser produzido pelo pequeno produtor, desde que tenha tecnologia e qualificação para atender o mercado. O nosso papel como executores de políticas públicas é levar esse conhecimento. A equipe da Sema é parceira para instruir quem precisa regularizar seu cadastro ambiental rural”, afirmou a secretária adjunta de Gestão da Sema.

A Coordenadoria de Atividades de Pecuária Intensiva, Irrigação e Aquicultura da Sema-MT também participou do Mutirão tirando dúvidas dos produtores sobre a regularização de drenagem agrícola, barramento e licenciamento agropecuário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Lei Seca prende 11 pessoas e fiscaliza mais de 100 veículos em VG

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Bombeiros socorrem vítima ferida após colisão entre carro e motociclista em Lucas do Rio Verde

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA