CUIABÁ

MATO GROSSO

Detran reforça a importância de atitudes conscientes para um trânsito mais seguro

Publicados

MATO GROSSO


Neste domingo (21.11) é comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito. Em alusão à data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância de atitudes conscientes para a construção de um trânsito mais seguro.

Somente nos meses de janeiro a outubro de 2021, os acidentes de trânsito causaram a morte de mais de 600 pessoas em Mato Grosso, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT). Houve um aumento de 15,7% no número de mortes no trânsito, se comparado ao mesmo período do ano passado, em 2020 foram 522 vidas perdidas.

Buscando reduzir cada vez mais a estatística, o Departamento Estadual de Trânsito desenvolve diversas ações educativas durante todo ano como forma de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de realizar um trânsito seguro. Todas as ações educativas têm caráter de educação e prevenção.

Além da parte educativa, o Detran-MT e as demais forças de Segurança Pública do Estado estão nas ruas frequentemente para garantir o cumprimento da norma visando reduzir os índices de irregularidades administrativas, civis e até criminais, que colocam em risco a vida das pessoas. O objetivo das operações é sempre conscientizar, estimular boas práticas e a mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas.

Leia Também:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Data

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é celebrado há 26 anos no terceiro domingo de novembro em diversos países em todos os continentes, com objetivo de confortar e unir forças para a conscientização sobre os riscos e cuidados necessários no trânsito. 

A celebração é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de um ente querido devido a uma morte de trânsito, além de toda dor que acomete milhares de famílias em todo mundo devido a essas tragédias. 

As causas mais frequentes de acidentes no trânsito com vítimas fatais são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, falta de cinto de segurança e de assentos específicos para crianças, falta do capacete em motociclistas e o uso do celular ao dirigir. 

(Com supervisão de Gilia Amaral) 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Estudantes da rede estadual terão aulas de inglês a partir do 1º ano do ensino fundamental

Publicados

em

Por


Estudantes dos anos inicias do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Mato Grosso passarão a ter aulas de Língua Inglesa entre os componentes curriculares a partir deste ano. Por conta desta mudança, os professores receberão formação continuada por meio de plataforma virtual para ministrar as aulas.

Com investimentos de R$ 14 milhões, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a contratação da empresa Pearson Education do Brasil LTDA, que irá fornecer materiais pedagógicos, e da empresa EF (English First) para suporte no ensino do idioma no meio digital, tanto para professores quanto para os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino. A contratação foi publicada no Diário Oficial.

“Pela primeira vez nós vamos atender todo o ensino fundamental do Estado de Mato Grosso com a língua inglesa. Tenho certeza que essa vai ser uma ação muito importante porque a atividade vai reforçar o conhecimento e aprendizado dos nossos estudantes e gerar novas oportunidades”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Ensino Fundamental

Com o objetivo de preparar os estudantes o mais cedo possível para a aprendizagem de uma nova língua, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) passarão a ter aulas de Língua Inglesa na matriz curricular pela primeira vez. Atualmente, os alunos têm a disciplina a partir do 6º ano até o final do ensino médio. Para isso, foram adquiridos materiais didáticos da empresa Pearson Education, com metodologia direcionada para o ensino do idioma às crianças. Para praticar a língua e incentivar a leitura, livros paradidáticos em inglês serão entregues disponibilizados nas bibliotecas das unidades escolares durante o ano letivo. O projeto de leitura pretende atender os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Leia Também:  Ministério Público aciona Verde Transportes por infração ambiental

Ensino Médio                                                                                                                                                                              

Os estudantes do ensino médio receberão acesso à plataforma digital English Live, da empresa EF, como complemento dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. Por meio da ferramenta, após um teste de nivelamento, os estudantes irão dispor de atividades de compreensão auditiva e escrita, de acordo com o seu grau de domínio do idioma.

Professores

Para que todos os professores da Língua Inglesa da rede estejam preparados para lecionar com os novos materiais, a Seduc irá proporcionar formação continuada para trabalhar com os materiais didáticos e paradidáticos.

Além disso, para que os professores do idioma melhorem a sua proficiência na língua inglesa, todos também receberão acesso à plataforma English Live (empresa EF). O conteúdo ficará disponível 24h por dia e permitirá que o profissional construa o seu percurso formativo conforme o seu nível de proficiência, com exercícios de fala, escrita e audição e aulas ao vivo com professores nativos.

Leia Também:  CGE apresenta forma de atuação à Controladoria do Acre

O acesso a plataforma será disponibilizado primeiro aos professores e depois aos estudantes, no decorrer do ano letivo. Cerca de mil professores serão beneficiados e, a partir da próxima semana, receberão notificação por e-mail com instruções para uso da ferramenta digital.

(Supervisão de Evelyn Ribeiro)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA