CUIABÁ

MATO GROSSO

Detran orienta alunos de 18 escolas de Cuiabá e Várzea Grande sobre segurança no trânsito

Publicados

MATO GROSSO


Alunos de 18 escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande receberam orientações da equipe da gerência de Ações Educativas do Detran-MT para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. A ação faz parte da campanha “Volta às Aulas 2022 – Juntos Salvamos Vidas”, promovida pelo Detran-MT, com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. 

Com o objetivo de reforçar a mensagem de um trânsito mais seguro, a equipe do Detran estampou cartazes com frases sobre  os riscos do uso de celular e direção, transporte de crianças em motocicleta e no banco traseiro, importância do uso do cinto de segurança e da travessia na faixa de pedestres. Também foram abordados temas como paradas de veículos em locais proibidos, em frente à escola ou nos arredores.

Durante a abordagem educativa, as crianças foram orientadas a atravessar a rua sempre na faixa de pedestre e ensinadas a como sinalizar sua intenção antes de atravessar a rua, para fazer a travessia em segurança.

Dona Eva Maria de Paula, mãe de um aluno da Escola Municipal de Educação Básica Lenine de Campos Povoas, em Cuiabá, enalteceu a iniciativa do Detran. “A rua em frente à escola passa muitos carros e têm muitas crianças circulando, sem nenhuma orientação de segurança. Hoje tivemos essa ótima abordagem educativa do Detran”.  

Leia Também:  Gaepe-MT busca garantia da execução orçamentária para construção de creches em Mato Grosso

A gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida, frisa que a  ação foi importante para reavaliar a questão do trânsito nas vias próximas às unidades escolares. O papel da gerência é mostrar para a população a importância de transitar e trafegar de forma correta para garantir um trânsito mais seguro a todos

“Percebemos muitas infrações, falta de conscientização dos motoristas, principalmente quanto à velocidade do veículo ao entrar na rua, ocupantes sem o cinto de segurança e falta de uso dos equipamentos como cadeirinha e assento de elevação para as crianças”.

Segundo a gerente, as ações educativas deverão ser levadas também para dentro das escolas. “A ideia é levar orientações sobre o trânsito não somente aos alunos, mas também aos pais e todo o corpo docente das unidades escolares”. 

O Detran-MT reforça que está disponível para realização de atividades e ações educativas nas escolas. As solicitações podem ser enviadas por e-mail (gereduc@detran.mt.gov.br) e serão atendidas conforme a possibilidade da demanda.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Hospital Estadual Santa Casa registra superlotação no Pronto Atendimento Infantil

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA