CUIABÁ

MATO GROSSO

Desfile apoiado pela primeira-dama Virginia Mendes valoriza a cultura e a arte afro em MT

Publicados

MATO GROSSO

Glamour e cores vibrantes marcaram a 3ª edição do desfile Afro Fashion, uma iniciativa idealizada e organizada pelo produtor de moda Marcelo Rondon. O evento realizado nesta segunda-feira (27.11) contou com o apoio da madrinha, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que prestigiou a ocasião ao lado do governador Mauro Mendes, além do respaldo do deputado estadual Paulo Araújo.

Além do desfile, foram entregues homenagens com Moção de Aplausos e o troféu Mãe Bonifácia, a primeira-dama Virginia Mendes e outras 38 personalidades foram agraciadas.

O desfile Afro Fashion, conforme o projeto, tem como propósito transformar vidas de jovens afrodescendentes, valorizando a cultura, arte e beleza. A plateia teve o privilégio de assistir a 50 modelos, incluindo crianças, jovens e adultos, preparados pela empresa Rondon Models Produções e Eventos.

Nesta edição, a expressão da cultura afro foi o ponto central do evento. A primeira-dama Virginia Mendes enfatizou que todas as pessoas, independentemente de cor ou diversidade, têm o direito de estar onde desejam.

“Todas as pessoas, independente da etnia, cor, religião, merecem estar onde desejarem. O evento, além de belo, nos convida à reflexão sobre o que temos feito em relação ao racismo e qual é o nosso posicionamento diante das barbáries que ainda testemunhamos. Agradeço ao deputado Paulo Araújo pela parceria, ao querido Marcelo Rondon e a todas as pessoas que contribuíram para a realização deste evento”, afirmou a primeira-dama.

Leia Também:  Liberdades comunicativas dos membros do MP são tema de palestra

O governador Mauro Mendes destacou a importância de reconhecer a cultura afro. “Receber todos vocês aqui no Palácio Paiaguás é uma grande alegria, num momento de reconhecimento e manifestação cultural. Nossa cultura afro é fundamental no Brasil e extremamente importante em Mato Grosso. É essencial que o Estado, a sociedade e todos nós compreendamos a diversidade plural do nosso país”, declarou.

O deputado estadual Paulo Araújo enfatizou a importância da ação coletiva para a realização do evento. “Essa ação é extremamente importante para o nosso Mato Grosso. Agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por abraçar essa causa, ao governador Mauro Mendes por todo o apoio, ao idealizador Marcelo Rondon por nos dar a oportunidade de ajudar a realizar este lindo evento e a todas as pessoas que contribuíram para este resultado”.

Marcelo Rondon anunciou que, a partir deste evento, o projeto entra para o rol de eventos oficiais. “O evento foi incrível, a palavra é gratidão. Foi maravilhoso sermos recebidos aqui no Palácio Paiaguás. Agora, o Mato Grosso Fashion Day realmente entrou para a honraria dos melhores eventos do Estado”.

Leia Também:  Ribeirinho Cidadão inicia atendimentos em Barão de Melgaço

O jornalista Raul Lázaro recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho voluntário prestado a pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “Há nove anos estou com o projeto ‘Hip Hop Combate as Drogas’, levando uma mensagem de esperança, amor e caridade. Agradeço a oportunidade de estar aqui no evento e receber esta homenagem das mãos da primeira-dama Virginia Mendes foi muito especial”.

A poetisa e presidente Imortal da Academia Mato-grossense de Letras, Luciene de Carvalho, recebeu uma Moção de Aplausos e exaltou a vitrine de oportunidades proporcionada pelo Palácio Paiaguás a todos os participantes.

“Agradeço de coração o reconhecimento e ressalto que foi muito interessante a forma como o Palácio Paiaguás acolheu a diversidade. A primeira-dama Virginia Mendes é uma mulher empoderada e comprometida com essa causa, sendo uma influência positiva”.

Nesta edição, o Desfile Afro Fashion arrecadou caixas de leite que serão doados para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá, com atendimento de mais de 1.400 pacientes por mês.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Polícia Penal realiza treinamento de inteligência emocional para servidores, familiares e reeducandos de Água Boa

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Fórum de Alto Garças suspende expediente nesta sexta-feira

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA