Política
Deputado Dilmar elogia desembargadores por aprovação da criação do Cartório no Distrito União do Norte
MATO GROSSO
Durante uso da Tribuna, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (16), o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), enalteceu os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, pela aprovação do Projeto de Lei 873, de 2022, que cria o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, com função cumulativa de escrivães, Juiz de Paz e Tabelião de Notas do Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo.
Deputado Dilmar explicou que a solicitação é demanda antiga daquela comunidade, que tem que se deslocar a sede do município para decorrer as demandas que envolvem cartório. “Uma luta da população do Distrito de União do Norte, através da Vereadora Eliege Krull, algo que estávamos buscando há tempos, e conseguimos provar que existe viabilidade econômica da vinda deste Cartório para o Distrito de União do Norte, recebendo parecer favorável, onde os desembargadores entenderam”, disse Dilmar.
Ainda sobre, Dilmar salientou que participou de diversas reuniões com o desembargador José Zuquim para que o sonho do cartório no Distrito União do Norte fosse realizado. “Eu participei de várias reuniões com o Corregedor, que colocou como prioridade a criação deste cartório, então hoje, nós aprovamos em segunda votação, por isso que eu exalto e quero agradecer a presidente do TJ, que foi relatora, a todos os desembargadores e ao Corregedor, José Zuquim, e agora, nós aprovamos a criação”, explicou Dilmar.
Dilmar também desabafou que o projeto chegou para aprovação durante a eleição, no mês de agosto e que ele optou por votar agora. “Na eleição eu não quis usar, que estava aqui esse Projeto, deu entrada em agosto de 2022. Eu fui difamado por comentar sobre a criação deste cartório por adversários políticos, que perderam a eleição, coronéis daquela região, mas aí está a prova. Aprovamos em segunda votação e agora, com toda certeza, iremos para o sonho de ver este cartório instalado no Distrito de União do Norte”, finalizou Dilmar.
Fonte: Política
MATO GROSSO
Prefeitura interdita condomínio abandonado por riscos à saúde pública
A Prefeitura de Cuiabá interditou preventivamente nesta sexta-feira (5) um condomínio de casas abandonado localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, na região Centro-Sul da capital. A ação integrada foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), por meio da Operação Escudo Urbano, com a participação das secretarias municipais de Obras, Saúde, Limpurb e Defesa Civil.
Durante a vistoria, equipes técnicas utilizaram drones para avaliar as condições da área e constataram a presença de diversos fatores de risco à saúde pública e à segurança da comunidade. A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que o município acompanha a situação do imóvel desde 2023 e que as tentativas de contato com os proprietários não tiveram êxito.
“Resgatamos todo o histórico de fiscalizações do imóvel e verificamos que a situação vem se agravando ao longo dos anos. Encontramos diversos vetores de doenças e riscos que comprometem a saúde e a segurança da população. Diante disso, adotamos a interdição preventiva e iniciaremos medidas administrativas para minimizar os impactos causados pelo abandono”, afirmou.
Segundo a Vigilância em Saúde Ambiental, foram identificadas condições favoráveis à proliferação de pombos, escorpiões, morcegos e mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. A bióloga e especialista da Vigilância em Saúde Ambiental, Maria Angélica, explicou que a estrutura degradada facilita a presença de animais que representam risco à saúde humana.
“Foi observada a existência de aberturas nos telhados que permitem a entrada de pombos, transmissores de doenças, além de grande quantidade de matéria orgânica acumulada. Também identificamos possíveis criadouros do Aedes aegypti, como recipientes que acumulam água e uma caixa d’água aberta. O local apresenta características favoráveis à presença de escorpiões e outros vetores”, relatou Maria Angélica.
A Defesa Civil emitiu laudo confirmando o comprometimento estrutural das edificações. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Alessandro Borges, a ausência de cobertura em grande parte das construções acelerou o processo de deterioração.
“Realizamos uma vistoria nesta edificação em dezembro do ano passado e constatamos que praticamente não existe mais cobertura de telhado em boa parte das construções. Além do risco de desabamento, há um cenário de insalubridade que afeta as pessoas que moram, trabalham e circulam na região”, explicou.
Morador da região há décadas, Paulo Molina relatou que o abandono do condomínio gera insegurança constante para quem vive nas proximidades.
“A principal preocupação é a periculosidade do local. Já vimos pessoas entrando para se esconder nas casas abandonadas. Muitos estudantes passam por aqui à noite, e isso gera medo. Além do risco de doenças, convivemos diariamente com a insegurança provocada pelo abandono desse imóvel.”
Ao longo de 2025, a Secretaria realizou três ações fiscais no local para notificar o responsável pelo imóvel a realizar a limpeza e a manutenção da área. Como as tentativas de contato não tiveram resultado, foi necessária a adoção da interdição preventiva, medida amparada pela Portaria nº 36/2026, publicada na Gazeta Municipal desta sexta-feira (5). A norma regulamenta o processo administrativo cautelar de interdição total ou parcial de imóveis urbanos com risco iminente, previsto na Lei Complementar nº 589/2025.
Uma nova ação fiscal integrada será realizada na próxima semana para a lavratura de autos de infração e a execução de medidas de intervenção no imóvel. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras participarão da operação para minimizar os impactos do abandono. Caso a limpeza da área seja executada pelo município, os custos das ações serão cobrados dos proprietários do imóvel.
-
MATO GROSSO5 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu4 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão cheio de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrásDr. João anuncia implantação em MT da carteira digital durante 1º Encontro de Fibromiálgicos
-
ESPORTES4 dias atrásLula sanciona lei da Copa do Mundo Feminina e reconhece pioneiras


