CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza treinamento para atendimento de ocorrências em cachoeira

Publicados

MATO GROSSO

Militares da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9º CIBM) realizaram, nesta quinta-feira (13.07), treinamento de atuação com resgate de vítimas em cachoeira. A ação faz parte do planejamento anual do Comando Regional Bombeiro Militar II e do plano de instrução continuada, onde cada unidade subordinada deve realizar instruções semanais e treinamentos operacionais ao longo do ano.

Durante a ação, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) simulou o atendimento a vítimas de queda de plano elevado, envolvendo uma vítima com várias fraturas, que necessitou de imobilização em prancha rígida e posterior retirada em prancha tipo cesto. Outras duas vítimas foram resgatadas com a técnica “bombeiro x vítima”.

Segundo o major BM Vinicius, comandante da 9ª CIBM, a operação envolveu todas as etapas de uma ocorrência de salvamento em cachoeiras, desde os treinamentos com as guarnições ao longo da semana, o estudo de caso, montagem do cenário, isolamento da área, salvamento e a condução até o hospital municipal.

“Criamos uma situação em que, além dos riscos, por se tratar de um plano elevado e sua demografia, o incidente teve três vítimas, sendo uma delas com múltiplas fraturas e as outras duas apenas com escoriações. A equipe de bombeiros usou da técnica de rapel para acessar as vítimas, realizou o primeiro atendimento, fez a triagem das vítimas, montagem do sistema de tirolesa e em seguida a remoção até o topo da cachoeira, onde as equipes de socorro estavam posicionadas”, explicou o major Vinicius.

Leia Também:  Bombeiros e Sema capacitam moradores de comunidades rurais para combate aos incêndios florestais

“Essas atividades são de suma importância para um trabalho conjunto, por meio do qual podemos aprimorar nossas habilidades e conhecimentos de resgate em situações reais. Sabemos que o treinamento é peça fundamental para uma boa resposta a esse tipo de ocorrência. Estando bem preparados fisicamente e psicologicamente e existem grandes chances de sucesso no atendimento, cumprindo as ações pré-estabelecidas nos protocolos”, ressaltou o major.

O treinamento foi realizado na Cachoeira da Mulata, no município de Jaciara-MT, área de atuação da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar, ponto turístico da cidade. Para a realização da atividade, o CBMMT contou com a parceria do SAMU Jaciara, que disponibilizou uma ambulância para a prevenção.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Deputados aprovam por unanimidade projeto que homenageia pioneiro de Comodoro

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei nº 1295/2025 , de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que denomina ponte Gercino Rodrigues de Souza a estrutura sobre o Rio Margarida, localizada na rodovia estadual MT-440, em Comodoro.

A proposta apresentada por Moretto tem como objetivo homenagear Gercino Rodrigues de Souza, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do município e da região Oeste de Mato Grosso.

A iniciativa de Valmir Moretto busca preservar a memória de Gercino e reconhecer a contribuição de cidadãos para a formação e o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses.

História– Nascido em 2 de junho de 1942, em Correntina (BA), Gercino dedicou-se à pecuária e estabeleceu-se em Comodoro na década de 1990, na Gleba Macuco. Durante sua trajetória, colaborou com iniciativas comunitárias, cedeu parte de suas terras para facilitar o acesso ao lugarejo de Alvorada e apoiou ações de capacitação profissional em sua propriedade, em parceria com o Sebrae.



COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secel estreia Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2025 com etapa regional Sudeste
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA