CUIABÁ

MATO GROSSO

Comarca de Sorriso apresenta “Rede Unificada de Proteção” a prefeitos eleitos e secretariado

Publicados

MATO GROSSO

A Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes da Comarca de Sorriso (REDE) foi apresentada à gestão eleita dos municípios de Sorriso e Ipiranga do Norte durante reunião ordinária realizada no dia 19 de novembro, no Fórum de Sorriso.  Na ocasião foram firmados compromissos com os novos gestores para garantir a continuidade, o fortalecimento e os avanços das ações do grupo durante o ano de 2025. Representantes de entidades governamentais e não governamentais que fazem parte da Rede Unificada também participaram.
 
Na ocasião, foram apresentados os pilares que norteiam as ações da REDE. Também foram firmados compromissos com os novos gestores para garantir a continuidade e o fortalecimento das pautas em 2025.
 
O coordenador da REDE, juiz Anderson Candiotto, explica que a iniciativa reafirma o papel fundamental da articulação interinstitucional na promoção de direitos e na proteção integral dos grupos atendidos. Segundo ele, o encontro representa um marco importante para o município e para os avanços das ações da REDE, reafirmando o papel fundamental da articulação interinstitucional na promoção de direitos e na proteção integral dos grupos atendidos.
 
“Apresentamos os pilares que norteiam as ações da REDE, todos os grupos de trabalho que estão em andamento, as áreas de atuação em parceria com a administração local e as estratégias para aprimorar as políticas públicas de proteção às populações vulneráveis. (…) Colhemos, com muita alegria, dos novos prefeitos, o compromisso de que a gestão municipal, dos dois municípios, continuarão 100% empenhadas em atuar na REDE e para que os grupos de trabalho fluam. Assim, os protocolos que são criados podem ser implantados no serviço público municipal de atendimento às crianças, adolescentes, mulheres e idosos”, explica o juiz coordenador.
 
O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, participou da reunião acompanhado do seu vice, Accacio Ambrosini e do secretariado já escolhido. Ele afirma que não conhecia o trabalho da Rede Unificada de Proteção, mas diante dos temas tratados pelo grupo, ele antecipou o anúncio da criação da Secretaria da Mulher e da Família, que terá como secretária a primeira-dama, Mara Fernandes.
 
“Esta é a causa mais nobre da nossa gestão. Antecipei o anúncio da secretaria devido à relevância dos temas da Rede Unificada, porque são temas de tanta importância que precisamos estar juntos para melhorar e cuidar de quem mais precisa na nossa sociedade. Saí da reunião maravilhado e muito tranquilo pelo tanto de apoio que teremos para enfrentar essas causas nobres que precisam ser enfrentadas. O trabalho da Rede é fantástico”, rematou Fernandes.
 
O prefeito eleito de Ipiranga do Norte, Juliano Berticelli, e a primeira-dama, Aline Berticelli, também participaram da reunião. Berticelli firmou o compromisso de manter e fortalecer a Rede no município.
 
A reunião contou com explicações detalhadas sobre o funcionamento e a importância da REDE, conduzidas por várias autoridades da cidade como o próprio coordenador, juiz Anderson Candiotto; a juíza da Vara de Violência Doméstica, Giselda Regina Sobreira de Oliveira Andrade; a juíza da Vara de Infância e Juventude, Emanuelle C. Navarro Mano; a promotora da Infância e Juventude, Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides; a promotora da Violência Doméstica; Fernanda Pawelec; a vice-presidente da 17ª Subseção da OAB/MT, Karina Wu, e a defensora pública, Luciana Cendron Decesar.
 
Rede Unificada de Proteção às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes – A Rede de Sorriso é a pioneira na unificação de atendimento mais eficiente e humanizado aos públicos vulneráveis. Resultado de um trabalho conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Rede é voltada à potencialização e dinamização dos serviços de proteção à criança, ao adolescente, mulher e idoso vítimas de violações de direitos.
 
A rede unificada realiza triagem, com escutas especializadas, e encaminha as vítimas aos órgãos competentes para acolhimento, atendimento e acompanhamento.
 
Participam da Rede mais de 50 entidades públicas ou de interesse social, entre elas a Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Mulheres e Idosos, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) entre outros órgãos públicos e entidades sociais, de Sorriso e Ipiranga do Norte.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: a foto colorida panorâmica mostra o Tribunal do Juri da Comarca de Sorriso repleta de pessoas, tanto nas mesas, com as autoridades, quanto na audiência, com os representantes das entidades participantes da Rede e com o secretariado das prefeituras.
 
Marcia Marafon 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Empresa que trabalha de forma errada vai estar fora do mercado com novo sistema", avalia presidente do Cipem
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Poder Judiciário realiza evento sobre violência doméstica na Universidade Federal de Mato Grosso

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Responsabilidade dos homens para redução da violência é reforçada

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA