MATO GROSSO
Com apoio da Fapemat, alunos de escola estadual desenvolvem projeto de empreendedorismo e economia sustentável
MATO GROSSO
Um projeto que se destacou na primeira edição foi o desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Padre João Panarotto, localizada no bairro CPA IV, em Cuiabá. Sob a coordenação da professora Luzia Cardoso Neves, os estudantes se dedicaram ao projeto intitulado “Empreendedorismo, economia sustentável”. Utilizando materiais descartáveis e reciclados, eles produziram artesanatos, peças decorativas e souvenirs, explorando o uso de madeiras, plásticos e vidros.![]()
Luzia ressaltou a importância das bolsas do programa para o sucesso do projeto. Conforme ela, o apoio financeiro e o incentivo fornecido pelas bolsas foram fundamentais para o apoio às pesquisas. Ela enfatizou que, embora o projeto possa parecer pequeno, ele estimulou de maneira notável a criatividade dos envolvidos, gerando maior interesse pela busca do conhecimento”.
Anteriormente, a professora acreditava que todas as pesquisas deveriam ser realizadas na universidade, porém, segundo ela, sua visão mudou ao perceber o potencial da escola como meio de divulgação e alcance de um público maior. “Os alunos se tornam multiplicadores, disseminando o conhecimento adquirido e se tornando agentes de mudança em suas comunidades. Investir em educação é o primeiro passo para qualquer iniciativa”, destacou.
Quanto ao futuro do projeto, a professora mencionou que os alunos estão entusiasmados com a experiência e têm planos de expansão, explorando o uso da madeira, o plástico, além do papelão e do vidro, com metas de ampliar a produção envolvendo a comunidade no projeto.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, enfatizou o papel transformador dos alunos ao se envolverem com projetos de pesquisa. Ele destacou que os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento, impactando positivamente a comunidade escolar. “Ao incentivar a educação e a pesquisa desde a base, a Fapemat está construindo uma dinâmica sólida para o desenvolvimento futuro”, ressaltou Marcos de Sá.
Os resultados do Programa Pesquisa e Inovação na Escola demonstram a importância de investir na formação dos alunos desde cedo, promovendo a pesquisa científica e o empreendedorismo nas escolas públicas de Mato Grosso”.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


