MATO GROSSO
Circuito Empreenda Mais leva capacitação gratuita de empreendedorismo a Juína e Juara
MATO GROSSO
Além de qualificar negócios já existentes, o curso visa auxiliar tanto micros e pequenos empresários quanto quem deseja empreender a tirar a ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade. As inscrições são gratuitas.
As aulas presenciais serão realizadas de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 19h às 22h. Em Juína, o curso será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e em Juara, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições serão feitas por meio do link https://form.jotform.com/240073886708666.
Ao fim do curso, o empreendedor sai com o plano de negócio, logomarca personalizada, consultoria online durante três meses, acompanhamento especializado, certificado e a possibilidade de acessar crédito, por meio da DesenvolveMT, para abrir ou expandir a sua empresa.
Parceria
O convênio entre a Sedec e a CDL foi assinado no fim de 2023 e prevê a capacitação de cerca de 4 mil pessoas, em 74 turmas, distribuídas em 55 municípios ao longo de 2024. Esta é a segunda edição do projeto. Em janeiro de 2023 foram realizadas 10 capacitações, atendendo a 375 pessoas.
Na segunda edição do Circuito já foram realizadas três turmas, entre os dias 11 e 15 de dezembro, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda. Mais de 100 pessoas participaram.
“Por meio do Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec, o Estado apoia o pequeno empreendedor com um projeto que capacita, acompanha e financia, visando a geração de emprego, desenvolvimento econômico e oportunidades para todos, além de melhorar a qualidade de vida da população e o retorno do dinheiro público em serviços essenciais”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Paulo Leite, destacou que o Circuito Empreendedor é uma porta de entrada para aqueles que buscam deixar de ser empregados e querem empreender.
“Dentro desse curso, a pessoa recebe toda essa orientação de como tirar um CNPJ, de como se legalizar, noções básicas de fluxo de caixa, já sai com uma logomarca e tem algumas noções de como divulgar seu trabalho na rede social, por exemplo. São coisas básicas para iniciar um empreendimento. As pessoas mais simples, que têm menos informação, muitas vezes desconhece a legislação brasileira que dá uma grande vantagem competitiva para o pequeno empreendedor. Ele não tem imposto, não tem carga tributária alta. É interessante para que a pessoa saia da informalidade e tenha condição de emitir nota fiscal para quem o está contratando”, explicou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
TCE vai propor mudança na Lei de Licitações para acelerar retomada de obras paralisadas
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou que vai encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta para alterar a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), com o objetivo de facilitar a retomada de obras paralisadas.
A principal mudança prevê que empresas locais possam ser contratadas para concluir obras interrompidas, mesmo sem terem participado da licitação original, desde que atendam aos critérios previstos no edital.
Segundo o TCE, Mato Grosso possui 2.705 obras municipais paralisadas, que somam cerca de R$ 3,6 bilhões em investimentos. Destas, 1.705 estão interrompidas há mais de 90 dias, com maior concentração em Várzea Grande, Barra do Bugres e Rondonópolis.
Sérgio Ricardo também informou que as obras paralisadas passarão a integrar a análise das prestações de contas das prefeituras. Os gestores deverão informar o motivo da paralisação, os valores investidos e a empresa responsável pela execução.
O anúncio foi feito durante reunião transmitida ao vivo nesta quarta-feira (22). A proposta será apresentada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA6 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSamir Katumata ganha força nos bastidores como possível vice de Wellington Fagundes
-
MATO GROSSO1 dia atrásCaminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364


