CUIABÁ

MATO GROSSO

Cinco acordos para adequações de acessibilidade são celebrados

Publicados

MATO GROSSO


A 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá firmou mais cinco Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com órgão municipais para adequação das instalações dos prédios públicos às normas de acessibilidade. No total, foram seis acordos firmados em menos de 30 dias pelo promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone visando “a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação”, conforme prevê a Constituição Federal. 

Serão adequados os edifícios sedes do Procon Municipal e Secretaria Municipal de CuItura, Esporte e Lazer, no centro da cidade, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, no bairro Jardim Itália, da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, no bairro Poção, e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), no bairro São Francisco. Os prédios foram vistoriados pelo  Centro de Apoio Operacional (CAO) do Ministério Público de Mato Grosso, que apontou uma série de inconformidades com as leis vigentes.

Leia Também:  Mutirão de Conciliação Ambiental resultará em 685,28 ha recuperados

Entre as adequações comuns estão a adaptação de banheiros, instalação de pisos táteis e de sinalização visual adequada. No prédio do Procon deverão ser adequadas também as rampas e balcões de atendimento, bem como adaptados alguns ambientes para manobras de cadeiras de rodas e ajustadas as portas quanto a dimensões, puxadores e outras exigências da ABNT NBR 9050. Os prazos estabelecidos são de 60 dias para elaboração do Termo de Referência, 180 dias para a licitação e 180 dias para a execução das obras, sendo contados a partir da finalização da etapa anterior.

Na Secretaria de CuItura, as adequações serão realizadas em duas etapas, devendo a primeira parte ser concluída em 20 de dezembro de 2022 e a segunda em 20 de dezembro de 2023. Será necessário construir rampa externa de acesso ao prédio, instalar elevador interno, adequar a calçada, entre outras medidas. Na Secretaria de Ordem Pública as obras também serão em duas etapas, com a primeira a ser concluída até 31 de outubro deste ano e a outra até 31 de outubro do ano que vem. Entre as mudanças acordadas estão a transferência para o piso térreo do gabinete do secretário adjunto e a adequação do calçamento do estacionamento.

Leia Também:  Último dia para inscrição para Curso de Cumprimento de Sentença Execução em Face da Fazenda Pública

Na Secretaria de Agricultura as obras serão executadas até 31 e março de 2023, incluindo  adequação de escadarias, calçadas e rebaixamento de meio-fio. E na Limpurb, onde o prazo de execução das obras é 20 de dezembro de 2022, deverão ser adequadas as escadarias, o balcão de atendimento e a calçada.

A execução das obras será acompanhada pelo CAO do MPMT e por agentes de fiscalização da Prefeitura. O descumprimento das obrigações assumidas implicará na execução judicial, além de aplicação de multa. Os TACs firmados implicam na promoção de arquivamento dos inquéritos civis pela 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim ressalta que mérito de processo sobre modal de transporte de Cuiabá e VG ainda não foi debatido no TCE-MT

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  CSMP divulga editais de remoção

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA