CUIABÁ

MATO GROSSO

Centro Estadual de Cidadania realizou mais de 98 mil atendimentos nos primeiros oito meses deste ano

Publicados

MATO GROSSO

Emissão de documentos, intermediação de mão de obra e habilitação do seguro desemprego estão entre os 98.237 mil atendimentos realizados de janeiro a agosto deste ano pelo Centro Estadual de Cidadania (CEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A unidade localizada no Várzea Grande Shopping, reúne em um só espaço físico serviços públicos com a finalidade de facilitar o acesso da população várzea-grandense.

Entre os órgãos que prestam serviço no local estão o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Procon Estadual, o Sistema Nacional de Emprego (Sine Municipal e Estadual), a Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Politec e a Setasc.
Foto: João Reis/Setasc-MT

Morador do bairro Sol Nascente 2, no município, Licínio de Almeida procurou no CEC para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela Politec e destacou a agilidade no atendimento.

“Eu vim para renovar o meu RG e o atendimento foi muito rápido. Gosto de vir aqui porque é perto e tem vários serviços aqui para a população. Não preciso ir para Cuiabá fazer os serviços”, pontuou.
Foto: João Reis/Setasc-MT

A concentração dos serviços num só lugar também é um ponto importante, na avaliação do morador do bairro Mapim, Emerson de Lima Moreira, que esteve na unidade para reagendar a prova teórica do Detran.

Leia Também:  Operação Lei Seca termina com três presos e 14 veículos removidos na avenida Isaac Póvoas

“Ter vários serviços em um só lugar é muito bom para a gente, porque não precisamos ir em vários lugares. Sempre que preciso de algum atendimento, venho aqui porque é mais prático”, contou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, ressaltou que o Centro Estadual de Cidadania procura oferecer um atendimento de qualidade a todos aqueles que precisam dos serviços do Centro.

“O CEC está disponível com a oferta do maior número possível de serviços públicos concentrados em um só espaço para atender da melhor forma aqueles que vêm em busca de atendimento”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Centro Estadual de Cidadania, Aciele Miranda da Silva, ter um espaço com diversos serviços facilita o acesso aos cidadãos.

“O fato de ser uma parte descentralizada da Setasc, situada em um local de fácil acesso, faz com que as pessoas que possuem maior dificuldade ao encontrar os serviços, consiga os atendimentos mais rapidamente, não havendo a necessidade de estarem se deslocando a outros lugares”, avaliou a coordenadora da unidade.

Nesses primeiros oito meses deste ano, entre os serviços do Detran-MT mais solicitados estão a abertura de processo e protocolo de entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), captura de imagem, exame teórico, emissão de taxas, autenticação, dentre outros.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por roubo em farmácia de Várzea Grande

Outro órgão com número expressivo da atendimentos foi o Sine-MT. Foram mais de 9.892 mil atendimentos, dentre eles a captação de vagas de emprego, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, intermediação de mão de obra e habilitação de seguro desemprego.

Neste período, a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) já realizou 5.396 mil atendimentos com emissões e entregas da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A Setasc ainda ofertou 20.903 mil atendimentos para tirar dúvidas e solicitar informações e orientações gerais. Em relação às ações de cidadania, foram 499 atendimentos. Já no Procon-MT houve o registro de 1.510 atendimentos, entre eles de abertura de processo de reclamação e orientações.

A Secretaria de Fazenda esteve presente no Centro Estadual de Cidadania até o mês de maio, com 3.094 mil atendimentos, entre presenciais e remotos, como informações tributárias e emissão de notas.

O atendimento ao público no CEC ocorre das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3 694-0503.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por roubo em farmácia de Várzea Grande

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA