CUIABÁ

MATO GROSSO

Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos e salva cinco pacientes na fila de espera por transplante

Publicados

MATO GROSSO

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, na manhã desta quinta-feira (1.5), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Por meio da ação, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante no país.

A equipe captadora veio de Mato Grosso do Sul com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 8h e acabou às 11h10.

Essa foi a quarta captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado. A última captação mediada pela Central de Mato Grosso ocorreu há 15 dias, também em Cuiabá.

Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“Graças à solidariedade de uma família enlutada, será possível salvar cinco vidas. Isso é motivo de orgulho para o Sistema Único de Saúde (SUS), que é responsável por políticas universais como essa. Temos orgulho de dizer que, a cada dia, Mato Grosso é um estado que coopera para que essa rede de solidariedade aumente mais e mais”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Inscrições em residências da Escola de Saúde Pública acabam neste domingo (1º)

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destaca que a Central Estadual investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais que podem notificar doações.

“Trabalhamos incansavelmente em ações para conscientizar a sociedade e as equipes notificadoras, pois a doação de órgãos e tecidos só é possível com o apoio coletivo. A captação de múltiplos órgãos é uma operação complexa, que envolve muitos profissionais em prol da vida”, explicou.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, parabenizou o empenho das equipes envolvidas e reforçou o grande trabalho da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso. Ela também destacou a reativação dos transplantes de rim em Mato Grosso.

“O Estado de Mato Grosso não mede esforços para capacitar e conscientizar familiares e profissionais sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Além de todo esse empenho, o Estado também retomou o serviço de transplante renal, que estava interrompido. Temos orgulho de possibilitar importantes avanços nesta área”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No México, Mato Grosso endossa criação de Grupo de Mulheres pelo Clima e Florestas
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA