CUIABÁ

MATO GROSSO

Aula de robótica educacional é novidade na volta às aulas da Escola Ferreira Mendes

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, situada no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, retornaram às salas de aula após as férias escolares de julho com uma atividade, até então, inédita na unidade: a robótica educacional. Nesta semana, no início do programa, que é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as turmas do 6º e 7º anos de Ensino Fundamental participaram de uma aula inaugural.

Atualmente, o programa está inserido em 102 escolas, impactando mais de 30 mil estudantes com o conhecimento de tecnologias educacionais.

Para o diretor da escola, professor Marlos Menezes, o primeiro dia do semestre letivo foi bastante enriquecedor com as aulas do programa de robótica. “Vimos a empolgação e o brilho nos olhos dos estudantes ao montarem o protótipo. Mais empolgação ainda foi quando o robô fez os primeiros movimentos”.

Segundo ele, se trata de uma atividade que contribui com a aprendizagem de forma muito dinâmica. “Isso vai auxiliar tanto no desenvolvimento da coordenação motora quanto na criatividade. Também, nos conceitos básicos da programação e nos conteúdos da base curricular”, comentou.

Leia Também:  Governo de MT promove encontro de integração com prefeitos eleitos e reeleitos nesta quarta-feira (27)

As aulas do programa são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para o desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

A estudante Suzane Fernanda, do 6º ano, contou que adorou a aula. “Achei a aula muito legal, porque a gente trabalhou em grupo. Também aprendi a usar o tablet, mas gostei mais ainda de ver cada pecinha se encaixando e formando o robozinho”, comentou.

Também do 6º ano, o estudante Felipe Anzil, conseguiu enxergar o futuro com as aulas de robótica. “Gostei muito. É bom aprender desde cedo a montar e a estudar um robô. No futuro, se eu quiser seguir nessa profissão gostaria de ser programador”, comentou o estudante.

Os professores Valcir Borges e Patrícia Tiene Fujimura, acompanharam a aula, juntamente com a orientadora do programa SIMROBÓTICA® Jucineia Serenata. “Com o programa, os estudantes aprendem muito mais do que tecnologia. Eles têm a oportunidade de desenvolver competências e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comentou a orientadora.

Leia Também:  Exposição de réplicas de dinossauros chega ao Museu de História Natural

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  CBM encerra curso e certifica 32 bombeiros militares de MT e mais 10 Estados do país em perícia de incêndios florestais

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA