CUIABÁ

MATO GROSSO

Atuação coordenada assegura que 100% dos municípios respondam questionário sobre creches em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

A atuação coordenada da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Udime) e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), assegorou que os 141 municípios do estado respondessem a questionário do Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso (Gaepe-MT). O objetivo foi traçar um diagnóstico sobre a situação da oferta de vagas, estrutura e plano de expansão das creches, além das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores no setor.

Concluído em tempo recorde, o levantamento vai embasar medidas visando contribuir para que as unidades municipais alcancem a meta de 100% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas. Os dados serão utilizados, inclusive, nas ações norteadoras do Pacto Interinstitucional pela Educação na Primeira Infância em Mato Grosso, que mobiliza 19 instituições do estado e será assinado no dia 17 de maio.

Foi o que explicou o representante do TCE-MT, membro diretivo do Gaepe-MT e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim. “Esse levantamento é de fundamental importância e será utilizado para elaboração das ações e tomada de providências em relação à educação na primeira infância, contribuindo sobremaneira na definação de medidas estratégicas de redução das dificuldades dos gestores e o planejamento de avanço nesse setor”, afirmou. 

Leia Também:  Ferramentas de fiscalização e controle social são tema de encontro "É da Nossa Conta: Orçamento Mulher"

O questionário será disponibilizado para todas as instituições para que sirva como norteador da tomada de decisão pelos gestores e técnicos da educação e, principalmente, na formulação do planejamento orçamentário e financeiro dos municípios.

“Para 2024, espera-se uma melhor organização, transparência e redução das filas, bem como a ampliação das vagas em creches de forma sustentável e planejada para cada município. Futuramente, pretende-se lançar uma plataforma que poderá ser acessada por toda a sociedade, órgãos e poderes. Assim, os gestores vão acompanhar a situação de seus municípios em tempo real, interagindo com esses atores com mais eficiência. Desta forma, todos nós poderemos contribuir com a melhoria da prestação desse serviço tão importante”, concluiu o conselheiro.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Politec oferece atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA