CUIABÁ

MATO GROSSO

“Apoio do Governo de MT foi fundamental para sucesso do Festival do Inverno”, afirma prefeito de Chapada dos Guimarães

Publicados

MATO GROSSO

O prefeito de Chapada dos Guimarães dos Guimarães, Osmar Froner destacou, nesta quarta-feira (09.08), durante a prestação de contas do a 36ª edição do Festival de Inverno, a importância do apoio do Governo do Estado na realização do evento, que reuniu mais de 250 mil pessoas em 13 dias de festa e movimentou a economia da região. Foram liberados recursos pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Secel) para o festival, além de suporte técnico.

“O apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa foi fundamental para o sucesso do Festival de Inverno foi fundamental, assim como o acompanhamento da Secel, porque nós precisamos desse aporte financeiro e de suporte técnico e de fiscalização. O Governo Mauro Mendes foi fundamental para o sucesso do evento, que é feito por várias mãos e a mão mais forte é a do Governo de Mato Grosso”, expõe o prefeito.

Reconhecido como um dos maiores festivais de músicas do mundo, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães reuniu mais de 250 mil pessoas, com recorde de 42,2 espectadores em um único dia. Durante 13 dias, de final de julho a início de agosto, a população teve acesso gratuito a shows regionais e nacionais, atividades culturais e de aventura, praça de alimentação e muita diversão.

Leia Também:  "Mato Grosso é ponte sólida na relação do Brasil com os países do Golfo Arábico", destaca coordenador do Brasil na Expodubai

A programação contou com os mais variados estilos musicais, como sertanejo, gospel, MPB, pagode e rock. Entre as 15 atrações nacionais estiveram nomes consagrados da música brasileira, como Padre Fábio de Melo, Jota Quest, Bruno e Marrone, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, Ana Carolina, Péricles e Bárbara Labres.

O evento também foi vitrine para os artistas locais e regionais, que se apresentaram nos palcos do festival. Foram mais de 68 atrações de Mato Grosso, incluindo cantores, bandas, DJs, grupos folclóricos, orquestras, humoristas, grupos de teatro e atores.

Nos espaços culturais outras 24 atividades possibilitaram o acesso a oficinas, filmes e exposições artísticas. Também foram oferecidos passeios gratuitos a destinos turísticos de Chapada dos Guimarães, que fomentaram o turismo ecológico.

Ainda tiveram atividades de aventura, como o 2º Festival de Balonismo, com mais de 40 voos e o 1º Festival de Paraquedismo, atividade que ainda permitiu voos gratuitos a pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o prefeito, o sucesso do evento permitiu um aumento perceptível da atividade econômica no município, como a taxa de 100% de ocupação na rede hoteleira. “O retorno envolve hotelaria, comércio, material de construção, mercado imobiliário, todo o tipo de serviços, que movimenta a economia e gera renda e bem-estar para a população”.

Leia Também:  Asfalto na MT-430 vai beneficiar diretamente região do Araguaia, "mas avanços estão acontecendo em todas as regiões", afirma deputado federal

Para o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o investimento público é essencial para garantir uma programação cultural e de lazer gratuita e de qualidade ao público.

“O Festival de Inverno é um dos mais importantes eventos culturais de Mato Grosso, que traz muitos benefícios ao município de Chapada e à toda a região. Além de propiciarmos o acesso gratuito a uma diversificada programação cultural, ajudamos a movimentar toda a cadeia turística e a economia local como um todo. Faz parte da missão da gestão pública fomentar tudo isso”, destaca Jefferson.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Governo de MT já destinou mais de R$ 2,7 milhões para a assistência social em Barão de Melgaço

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Asfalto na MT-430 vai beneficiar diretamente região do Araguaia, "mas avanços estão acontecendo em todas as regiões", afirma deputado federal

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA