MATO GROSSO
Alunos do curso de Direito da Faculdade Invest participam do ‘Nosso Judiciário’
MATO GROSSO
Como saber qual área de atuação jurídica escolher sem ter a experiência de conhecer de perto o Poder Judiciário? Os cinquenta e cinco acadêmicos do terceiro, sétimo e oitavo semestres de Direito da Faculdade Invest tiveram a oportunidade de esclarecerem suas dúvidas sobre o futuro profissional e puderam acompanhar a sessão da 1ª Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Márcio Vidal, com a participação da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos e da desembargadora Maria Erotides Kneip.
No bate-papo com os estudantes, a juíza contou sobre a sua trajetória nos mais de 20 anos a serviço da magistratura, orientou aos estudantes sobre o início das atividades jurídicas e destacou o quanto essa troca é preciosa. “Acho a iniciativa, que já existe há muitos anos, fabulosa. Ela traz os alunos para dentro do Poder Judiciário, para conhecer o trabalho dos juízes, dos desembargadores, assistir às sessões, conhecer as instalações, vir conversar com o magistrado, ter a oportunidade de fazer perguntas, acho tudo isso muito valioso.”
A professora de Processo Civil e Práticas Jurídicas da Invest, Ana Paula Marques Andrade , ressaltou o impacto da visita em cada estudante. “Muitos alunos nunca entraram em um prédio do Fórum ou mesmo aqui no Tribunal de Justiça. Então essa experiência faz uma grande diferença, eles saem daqui mais motivados e buscam estudar mais, dar o seu melhor. E é por isso que faço questão de trazer os alunos dos semestres iniciais. É importante que logo no começo da faculdade eles já tenham essa noção de como funciona a estrutura do Poder Judiciário, para que eles valorizem cada vez mais os estudos.”
O aluno do 3º semestre de Direito, Rodrigo Rogério, confidenciou o sentimento de emoção em poder participar da conversa com a magistrada e conhecer a memória do Poder Judiciário. “Ouvir uma história como essa, de mais de 20 anos de magistratura, empolga. É como se revitalizasse as nossas energias. A gente pode ver os juízes, as moedas, tudo isso é muito válido para o acadêmico. Hoje, particularmente, fui muito influenciado, então as convicções começaram a aparecer, a surgir. Até para mostrar que é possível, que poderemos materializar um dia.”
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis5 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


