MATO GROSSO
1º Fórum da Rede de Enfrentamento de Primavera do Leste será em agosto
MATO GROSSO
O 1º Fórum da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá) será realizado no dia 11 de agosto, com o objetivo de debater estratégias para o enfrentamento da violência e definir mecanismos para o aperfeiçoamento do trabalho em rede. O evento ocorre das 7h às 17h, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O credenciamento será a partir das 7h30 e a abertura do evento às 8h, com apresentações culturais. O primeiro painel abordará o tema “Violência de gênero e interseccionalidade racial”, tendo como palestrante a secretária adjunta da Secretaria da Mulher de Cuiabá, Elis Prates. Os debatedores serão a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, e o professor do IFMT Max Vieira.
O segundo painel, com o tema “A cultura do estupro: quando a violação sexual é normalizada”, começa às 10h. A exposição será da defensora pública Rosana Leite Antunes, com debates da defensora pública Patrícia Fernandes e do advogado público do município de Poxoréu, Divino Oliveira.
No período da tarde, a partir das 14h, ocorre o painel “Patrulha Maria da Penha como instrumento de prevenção ao feminicídio”, que será apresentado pela comandante-geral adjunta da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Francyanne Lacerda. Atuarão como debatedoras a tenente coronel da PMMT Emirella Martins e a coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Rosimery Aparecida dos Santos Tomasi.
Para finalizar, será realizada “Discussão e apontamentos sobre as 10 ações a serem implementadas pela Rede de Enfrentamento no biênio 23/24”, em formato de grupos de trabalho, coordenados pela escrivã de Polícia Civil Maria dos Anjos Gomes Barbosa, pela assistente social Joelma Santana Sousa Caldas de Almeida e pela advogada Larissa Rosa de Souza Silva. O encerramento do fórum será às 17h.
Fonte: Ministério Público MT – MT
MATO GROSSO
Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364
Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.
Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.
Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.
A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.
As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


