INCLUSÃO NA OAB
Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência
GERAL
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.
Fonte: ELEIÇÕES OAB MT
GERAL
Cacique Raoni recebe alta após quase um mês internado em São Paulo
O cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, recebeu alta médica nesta quarta-feira (15), após permanecer cerca de quatro semanas internado em um hospital de São Paulo.
Aos 93 anos, Raoni foi hospitalizado em 19 de junho para tratar uma obstrução intestinal e, durante a internação, também enfrentou um quadro de pneumonia e episódios de hemorragia digestiva, que exigiram acompanhamento médico intensivo.
Segundo a equipe médica, o líder Kayapó apresentou boa evolução clínica e seguirá a recuperação ao lado da família em Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso.
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste define prazo para regularização de fios e prepara mutirão a partir de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste abre consulta popular para definir prioridades do orçamento de 2027
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrefeitura informa transição de sistema para análise de projetos de Engenharia e Arquitetura
-
Primavera do Leste7 dias atrásCavalgada da ExpoPrimavera acontece no dia 15 e celebra tradição do campo em Primavera do Leste
-
Rondonópolis5 dias atrásPrefeitura e Sebrae orientam empreendedores sobre participação em compras públicas
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste encerra consulta pública sobre concessão dos serviços de limpeza urbana
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste fortalece apoio ao pequeno produtor e acompanha cultivo de tomate


