CUIABÁ

ESPORTES

Em jogo equilibrado, Palmeiras é superado pelo Ceará em casa na estreia do brasileiro

Publicados

ESPORTES


Pela estreia do Campeonato Brasileiro 2022, o Palmeiras recebeu a equipe do Ceará na noite deste sábado (09), no Allianz Parque. Pelo placar de 3 a 2, o time visitante saiu vencedor. O Maior Campeão do Brasil volta a campo na próxima terça-feira (12), às 21h30, pela segunda rodada da primeira fase de Libertadores da América; e pelo Nacional, volta a jogar no domingo (16), diante do Goiás, na Serrinha (Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia-GO), às 16h30.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Ceará saiu na frente logo aos 6 do primeiro tempo com gol contra do lateral Jorge, na tentativa de afastar uma bola perigosa; ampliou com Mendonza aos 13 do primeiro tempo; depois, Zé Rafael diminuiu para o Alviverde, aos 21 ainda da primeira etapa, deixando o duelo emocionante e equilibrado até os minutos finais na busca pelo empate do Verdão. Mas aos 40 do segundo tempo, Lucas Ribeiro marcou após contra-ataque e fez 3 a 1 Vozão; já nos descontos, Gustavo Gómez, de pênalti, diminuiu novamente para o Alviverde, mas não deu tempo de mais nada. Placar final da partida: Palmeiras 2; Ceará 3.

Curiosamente, o Ceará foi justamente o último time enfrentado pelo Verdão no Brasileirão de 2021, e também foi contra quem o Alviverde estreou pelo Nacional de pontos corridos em 2022 neste noite. As coincidências não acabam por aí: ambos os jogos têm mando do Verdão – entretanto, em 2021, o duelo foi na Arena Barueri, e, neste ano, o Alviverde pôde receber a equipe cearense em sua casa, o Allianz Parque.

O revés marcou o fim de uma marca invicta que o Palmeiras ostentava: a de jamais ter perdido para o Ceará na condição de mandante. Antes do jogo desta noite, o confronto Palmeiras e Ceará, que existe desde 1938, teve o Alviverde como anfitrião diante do Vozão pela primeira apenas em 1974 (na oportunidade, o Palmeiras superou o Ceará por 3 a 0 no Pacaembu, pelo Brasileirão daquele ano, com gols de Leivinha, duas vezes, e Nei).

E de 1974 a 2021, a história nunca havia registrado uma derrota alviverde neste cenário – haviam sido 16 jogos com mando do Palmeiras, incluindo um no Mato Grosso do Sul, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, com 13 vitórias palmeirenses e três empates, além de incríveis 40 gols marcados contra sete vezes nas quais foi vazado pelo adversário cearense.

  #VitóriaAlvinegra – Corinthians joga bem e vence Chapecoense

Leia Também:  Corinthians e Flamengo começam a decidir Copa do Brasil nesta quarta-feira

Palmeiras e Ceará se enfrentaram pela primeira vez em 1938 – o Verdão, à época, ainda se chamava Palestra Italia (passaria a ser Palmeiras em 1942). O clube alviverde, na ocasião, recebeu convite para excursionar pelo estado nordestino e enfrentar o Vozão por intermédio do presidente do clube Alvinegro Cearense à época, Francisco Anysio de Oliveira Paula, pai do humorista Chico Anysio, que se encantou pelo Palestra Italia e declarou amor o Alviverde até o fim de sua vida.

Na ocasião, em 24 de novembro de 1938, o time palestrino bateu o escrete cearense por 5 a 1, com gols de Barrilote, duas vezes, Imparato, Feitiço e Luizinho, com grandes atuações também do goleiro Jurandyr, do Palestra, que, à época, também era figura constante na Seleção Brasileira.

Depois do primeiro duelo em 1938, as equipes se enfrentaram constantemente na década de 70, pelo Campeonato Brasileiro; na década de 90, sempre pela Copa do Brasil – época em que, inclusive, o Alviverde aplicou sua maior goleada sobre o Ceará (6 a 0 pela Copa do Brasil de 1998, no Palestra Italia).

Depois, se enfrentaram uma única vez, isolada, na primeira década dos anos 2000 (em 2003, pela Série B do Nacional), até que, a partir de 2010, passaram a novamente terem seus caminhos cruzados novamente pelo Campeonato Brasileiro, após o Ceará passar a frequentar mais constantemente a Série A (2010, 2011, 2018, 2019, 2020, 2021 e, agora, 2022), com ressalva para o ano de 2013, quando se enfrentaram duas vezes pela Série B e 2020, temporada na qual, além da Série A do Brasileiro, se enfrentaram também pela Copa do Brasil (o Alviverde se classificou para as semifinais do Nacional de mata-mata contra o Vozão).

No total dos 34 confrontos já com o de hoje, o Palmeiras tem saldo amplamente favorável: 19 vitórias, dez empates e cinco derrotas sofridas, além de 72 gols marcados e contra 30 vezes em que foi vazado pelo adversário da vez.

O JOGO

O Vozão largou na frente logo no início: gol contra do lateral Jorge, na tentativa de afastar o perigo em lance de ataque adversário, apenas aos seis minutos de bola rolando. (Palmeiras 0x1 Ceará)

  Atlético encerra preparação para enfrentar o Fluminense

Leia Também:  Sofrido, suado e histórico! É o Furacão de novo nas quartas!

Os visitantes ainda ampliaram para 2 a 0 logo depois, com o colombiano Mendoza, de rebote, após a bola voltar em seus pés em cima da linha depois de finalização que havia sido feita pelo próprio jogador, aos 13 do primeiro tempo. (Palmeiras 0x2 Ceará)

Mesmo com um início de jogo conturbado e inesperado, o Verdão logo começou a se recuperar dos gols-relâmpago sofrido, pois ainda havia muito tempo pela frente, em poucos minutos começou a mudar os rumos da partida. Aos 21 ainda da etapa incial, Zé Rafael diminuiu para o Verdão com um golaço que contou com participação de Veiga e Dudu. (Palmeiras 1×2 Ceará)

A partir de então, o Alviverde passou a reagir fortemente, buscando o empate até os minutos finais do segundo tempo. Porém, mesmo com as duas equipes criando chances reais de gol ao longo do restante do embate, e o Palmeiras vivia melhor momento na busca da igualdade no placar – e, de quebra, um precioso ponto em casa na estreia do Nacional -, foi o Ceará quem matou o jogo.

Em jogada de contra-ataque, Lucas Ribeiro foi veloz e não desperdiçou cara a cara com Weverton, aos 40 do segundo tempo, marcando o terceiro do Vozão e praticamente liquidando de vez a partida – resultado final do duelo. (Palmeiras 1×3 Ceará)

Engana-se quem pensa que o duelo havia acabado. Já nos descontos, o árbitro Caio Max Augusto Vieira assinalou penalidade de Richardson em Gabriel Veron em mais um ataque do Verdão, após lance validado pelo VAR. Na cobrança, Gustavo Gómez convertou a penalidade e diminuiu. (Palmeiras 2×3 Ceará)

Mas foi só. Com o relógio contra o Maior Campeão do Brasil, o time de Abel Ferreira não mais teve tempo de criar jogadas que mudassem o rumo da partida; mas o Alviverde, que veio de duas goleadas por 4 a 0 (sobre o São Paulo, jogo do título Paulista, e sobre o Deportivo Táchira, pela estreia da Libertadores) pôde novamente mostrar seu brio.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Jorge; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

fonte: https://www.palmeiras.com.br/noticias/em-jogo-equilibrado-palmeiras-e-superado-pelo-ceara-em-casa-na-estreia-do-brasileiro/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

São Paulo inicia Sul-Americana com vitória suada no Uruguai

Publicados

em

;

O São Paulo estreou com o pé direito na fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2026. Na noite desta terça-feira, o Tricolor Paulista superou o Boston River por 1 a 0, em partida disputada no lendário Estádio Centenário, na capital uruguaia. O gol solitário de Bobadilla foi suficiente para garantir os primeiros três pontos da equipe na competição continental.

Com a vitória, o São Paulo assume a segunda posição do Grupo C, somando três pontos. A liderança da chave é do O’Higgins, que, com um saldo de gols superior (após vencer o Millonarios por 2 a 0), também acumula três pontos. O Boston River, por sua vez, figura na terceira colocação, sem pontos conquistados nesta rodada de abertura.

O jogo

A partida foi um verdadeiro teste de resistência para o Tricolor. Enfrentando condições adversas de vento e chuva, o São Paulo demonstrou controle da posse de bola desde os primeiros minutos. Aos cinco, uma trama ofensiva culminou com Bobadilla, que, após receber de Ferreirinha, finalizou de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão. O Boston River respondeu aos 13, com Yair González, que teve seu cruzamento interceptado por Enzo Díaz e, em seguida, obrigou o goleiro Rafael a fazer uma boa defesa com um chute potente.

Leia Também:  Grêmio encaminha proposta final e fica no aguardo por Suárez

O Tricolor seguiu pressionando. Aos 18, após uma cobrança de falta de Cauly, a bola desviou na zaga adversária e Alan Franco teve a chance, mas foi bloqueado. Ferreirinha também teve uma boa oportunidade aos 28, finalizando para a defesa do goleiro Antúnez após passe de Bobadilla. Antes do intervalo, Cauly arriscou de longe, com a bola passando perto da trave, e Ferreirinha, nos acréscimos, exigiu mais uma intervenção de Antúnez.

Segundo tempo 

A segunda etapa começou com um gol anulado para o São Paulo, aos cinco minutos, quando Cauly desviou após tentativa de Tapia. A arbitragem, contudo, invalidou o lance. A insistência são-paulina foi recompensada aos 15 minutos. Ferreirinha serviu Bobadilla na entrada da área, e o atacante paraguaio, com habilidade, driblou a marcação e chutou cruzado, sem chances para o goleiro uruguaio, balançando as redes e abrindo o placar. O Boston River ainda tentou uma reação, assustando aos 23 com um chute de Dafonte que passou por cima do gol de Rafael, mas o São Paulo conseguiu segurar a vantagem até o fim.

Leia Também:  Cruzeiro vence o Náutico e chega às oitavas de final da Copa do Brasil

Fonte: Esportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA