CUIABÁ

ECONOMIA

Organização transforma doações em oportunidades

Publicados

ECONOMIA

A matéria enviada anteriormente continha um erro no 5º parágrafo. Segue a versão corrigida: Todos os anos, milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas no Brasil, um cenário que reforça a necessidade de novas formas de consumo e reaproveitamento. Dados divulgados pela Agência Brasil apontam que cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no país, incluindo roupas e calçados que poderiam ganhar novos ciclos de uso por meio de iniciativas de economia circular. Quando abordamos os descartes de eletrônicos, o Brasil é o quinto país que mais produz resíduos eletrônicos, totalizando 2,4 milhões de toneladas por ano.

Diante desse desafio ambiental, iniciativas que incentivam o reaproveitamento de materiais ganham cada vez mais relevância, mostrando que uma peça sem uso para uma pessoa pode representar uma nova oportunidade para outra. É dentro desse contexto que a Instituição Assistencial Meimei (IAM) realiza o Mega Feirão do Usados do Bem, uma ação que conecta sustentabilidade, solidariedade e transformação social.

Leia Também:  Brigadistas e equipamentos do Município atuam no combate a incêndio próximo ao centro

O evento acontece no dia 8 de agosto, na Quadra Poliesportiva da IAM, com roupas masculinas e femininas pelo valor único de R$ 10. Toda a arrecadação será destinada à manutenção dos projetos sociais e educacionais oferecidos pela instituição para mais de 350 crianças, jovens e suas famílias.

Mais do que um bazar, o Usados do Bem representa uma iniciativa de economia circular, dando novos significados para peças, móveis e materiais que chegam até a instituição por meio de doações. O projeto transforma aquilo que poderia ser descartado em recursos que contribuem diretamente para o impacto social da IAM.

Em 2024, a instituição alcançou importantes resultados por meio das suas ações de reaproveitamento e sustentabilidade: 223 mil kg de materiais reciclados; 836 mil peças de roupas reutilizadas; 6 mil móveis foram transformados e reaproveitados.

Os números reforçam o compromisso da IAM em transformar doações em oportunidades, reduzindo desperdícios e fortalecendo uma rede de impacto positivo junto à comunidade.

“O Usados do Bem mostra que uma peça que muitas vezes não tem mais utilidade para alguém pode ganhar uma nova história. Quando uma roupa é reutilizada, um móvel é transformado ou um material é reaproveitado, estamos falando não apenas de sustentabilidade, mas também de impacto social”, destaca Adriana Voltolin, presidente da instituição.

Leia Também:  Atendimento Educacional Especializado apoia adaptação de alunos no primeiro mês de aulas da Escola João Paulo II, em Paranaíta

Com uma trajetória voltada ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e famílias, a IAM utiliza iniciativas como o Usados do Bem como uma importante estratégia de sustentabilidade institucional, aproximando a comunidade e fortalecendo sua missão social.

O Mega Feirão do Usados do Bem será realizado no dia 8 de agosto, na Quadra Poliesportiva da IAM, localizada na Rua Francisco Alves, 275 – Pauliceia, São Bernardo do Campo. A ação é aberta ao público.



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Marcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil

Publicados

em

Reprodução

As montadoras chinesas conquistaram 44% dos emplacamentos de veículos premium no Brasil em junho, impulsionadas pelo desempenho da Denza, marca da BYD. Em apenas sete meses de atuação no país, o SUV híbrido B5 tornou-se o modelo mais vendido do segmento, com 566 unidades comercializadas, superando concorrentes tradicionais da BMW, Volvo, Mercedes-Benz e Audi.

Apesar de a BMW ainda liderar o acumulado do ano, o avanço da Denza evidencia a crescente competitividade das fabricantes chinesas, que têm atraído consumidores ao oferecer veículos eletrificados com mais tecnologia embarcada e preços mais competitivos.

O cenário acompanha a expansão do mercado de eletrificados no país. Nos primeiros 15 dias de julho, esses veículos representaram 23,6% dos automóveis emplacados no Brasil, com mais de 25 mil unidades vendidas. No acumulado de 2026, o segmento registra crescimento de 120%, consolidando a BYD como uma das protagonistas da transição para a mobilidade elétrica.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Atendimento Educacional Especializado apoia adaptação de alunos no primeiro mês de aulas da Escola João Paulo II, em Paranaíta
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA